Todo mundo sabe que as Olimpíadas despertam nosso espírito esportivo, independente da idade. Porém, o que muitos não percebem é que as medalhas arrecadadas durante o evento se tornam combustível para as vendas digitais de materiais esportivos, que dispararam este ano com a ajuda de nomes como Rayssa Leal, a Fadinha do skate street.
As últimas semanas foram de lucro para sites como Centauro e Mercado Livre, já que a busca por produtos voltados a prática do skate aumentou, e muito. Segundo a Centauro, o crescimento do setor foi superior a 400%.
Além da medalha de prata com Fadinha, o segundo lugar ao pódio do skatista Kelvin Hoefler também movimentou o mercado. O Mercado Livre registrou um recorde de vendas em patins e skates na segunda-feira (26) e contabilizou uma alta de 50% nas vendas da categoria, usando como referência as últimas quatro segundas-feiras anteriores à vitória dos skatistas.
Mas a procura pelo estilo radical não ficou apenas no asfalto, o surf também rendeu uma bons números ao comércio. Após o surfista Ítalo Ferreira conquistar a medalha de ouro na terça (27), a Centauro revelou que as buscas por equipamentos do esporte aumentaram 100% — dobrando em relação ao período anterior à medalha.
“Sentimos um crescimento expressivo nas buscas na Centauro por produtos relacionados às modalidades olímpicas”, diz Gustavo Milo Marasco, gerente executivo de marketing da Centauro. “Contudo, é importante ressaltar que o efeito Olimpíada não é imediato. Durante o evento, surgem novos ídolos e, consequentemente, cresce a procura e o número de praticantes de determinadas modalidades”, diz.
Marasco ainda compara as Olimpíadas com a Copa do Mundo, e garante que o impacto dos dois eventos é diferente.
“O efeito Olimpíada é menos agudo, porém mais duradouro. Muitas crianças, a partir de agora, vão começar a andar de skate e comprar produtos da modalidade ao longo do tempo, inspiradas pela Fadinha e também pelo Kelvin Hoefler”, afirma. “Muitos outros atletas que vamos ver nos próximos dias se tornarão referência para os brasileiros, especialmente jovens e crianças. Os ídolos têm esse papel.”
As informações são do CNN Brasil Business.