Mercado financeiro tem semana mais curta com feriados nos EUA e em São Paulo; fluxo de dinheiro sofre baixa

A semana será mais curta nos mercados financeiros, com bolsas norte-americanas fechadas nesta segunda-feira (5) devido ao feriado estendido da independência nos Estados Unidos, além de feriado desta sexta-feira (9) no estado de São paulo em virtude do Dia da Revolução Constitucionalista de 1932, o que implica no fechamento da bolsa brasileira. O fluxo de dinheiro no Brasil já sofre uma importante baixa nesta segunda.

Essa semana se inicia com cautela em relação a tensão política que segue no destaque nacional diante da continuação dos depoimentos da CPI da Covid, que deve apurar as suspeitas de corrupção na compra das vacinas contra covid-19, envolvendo a aquisição dos imunizantes indianos Covaxin. 

De acordo com o Valor Econômico, as denúncias sobre corrupção envolvendo as vacinas indianas provocam uma forte pressão em cima do governo do presidente Jair Bolsonaro. Uma reportagem do Uol, publicada na madrugada desta segunda (5), apresenta gravações que indicam o envolvimento de Bolsonaro no esquema de rachadinhas no período em que era deputado federal. 

Nesta terça-feira (6), a expectativa dos mercados deve estar relacionada com a divulgação da ata da última reunião do Federal Reserve, banco central dos EUA. Economistas aguardam documento para ver se haverá uma eventual antecipação do fim dos estímulos.