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Mercado Livre (MELI34): BofA eleva recomendação para compra

O banco contabilizou o momento operacional mais forte e as expectativas de um dólar mais fraco nas projeções

O Bank of America (BofA) elevou as ações do Mercado Livre (MELI34) de neutro para recomendação de compra. Para a estimativa, o banco contabilizou o momento operacional mais forte e as expectativas de um dólar mais fraco nas projeções. O banco destacou, ainda, que as áreas da plataforma apresentam considerável vitalidade.

“Enxergamos um conjunto amplo de oportunidades, incluindo comércio de estoque próprio (1P), tecnologia financeira (fintech), oportunidades em criptomoedas e empréstimos na Argentina, fidelidade, logística e publicidade”, resume o BofA no mais recente relatório sobre o nome.

O banco elevou o preço objetivo dos ativos de US$ 1.350 para US$ 2.000, um potencial de alta de 25% frente o fechamento da véspera.

O BofA ainda vê juros mais altos por mais tempo (que impactam outras varejistas) impulsionando a transição para o comércio digital e favorecendo o crescimento 1P, enquanto aperfeiçoamentos nos dados e algoritmos também permitem retomada das operações da fintech.

“Esperamos ainda que o próximo governo da Argentina libere operações com cripto e incentive oportunidades em produtos de ativos e empréstimos. Fidelidade, cupons de lojistas e infraestrutura estão acelerando as taxas de crescimento da plataforma e aumentando a eficiência da entrega. A penetração de anúncios também está pronta para acelerar “, apontaram os analistas.

Mercado Livre cresce 80% em vendas nesta Black Friday

O Mercado Livre anunciou um desempenho notável durante a Black Friday deste ano, revelando um aumento recorde de 80% no indicador “GMV” (vendas brutas de lojistas e da própria empresa) até as 17h de sexta-feira, em comparação com o mesmo período do ano passado.

Os resultados de novembro, até agora, destacaram um avanço de 39% em relação ao mesmo intervalo de 2022, revelou a empresa em comunicado oficial. Um dos setores de maior destaque foi a venda de eletrônicos, como celulares, notebooks e TVs, que apresentou um crescimento impressionante de 140% nas vendas.

O volume de itens vendidos diariamente normalmente alcança uma média de 1,8 milhão, mas durante a Black Friday deste ano, esse número atingiu um pico notável de 2,8 milhões de itens, superando as marcas da Black Friday anterior antes mesmo de chegar à sexta-feira. Fernando Yunes, principal executivo do Mercado Livre no Brasil, ressaltou que essa expansão está sendo alcançada sem comprometer as margens da empresa, mantendo um crescimento sustentável.

Além do sucesso nas vendas, o Mercado Livre expandiu sua equipe temporária, contratando 7,2 mil colaboradores, representando aproximadamente um terço de sua força de trabalho atual.

Paralelamente à plataforma principal do Mercado Livre, o volume de vendas online processado pelo Mercado Pago experimentou um crescimento expressivo de 87% entre quinta e sexta-feira. Essa expansão fora do ambiente direto da plataforma de comércio eletrônico sinaliza um aumento significativo no setor de pagamentos online durante o período da Black Friday.

Os resultados destacados pela empresa durante esse período promocional reforçam não apenas a solidez das vendas, mas também a força do ecossistema do Mercado Livre e sua relevância crescente no mercado de comércio eletrônico e serviços financeiros online.