Mercado Livre (MELI34) tem alta de 113% no lucro no 2T23

O Mercado Livre reportou lucro líquido de US$ 261,9 milhões no período

O Mercado Livre (MELI34) divulgou nesta quarta-feira (2) seu balanço do segundo trimestre de 2023. A companhia reportou lucro líquido de US$ 261,9 milhões no período, alta de 113% em relação ao mesmo período do ano passado. 

“O resultado foi muito consistente entre múltiplas unidades de negócios e múltiplas geografias”, afirmou André Chaves, vice-presidente sênior de estratégia, desenvolvimento corporativo e relações com investidores do Mercado Livre, à “Reuters”.

A receita líquida total somou US$ 3,4 bilhões no segundo trimestre, avanço de 57,3% em moeda constante, impactada pelo maior número de usuários ativos, que aumentou 29% ano a ano, para 108,6 milhões.

No negócio de comércio eletrônico, a receita líquida foi de US$ 1,9 bilhão, avanço de 64,8% em relação ao mesmo período de 2022, com o volume geral de vendas medido pelo indicador GMV tendo alcançado US$ 10,5 bilhões, alta anual de 47,2%.

Já o resultado operacional medido pelo Ebitda (lucro antes juros, impostos, depreciação e amortização) totalizou US$ 558 milhões entre abril e junho deste ano, um crescimento de 123,7% na comparação anual. Por conta disso, a margem Ebitda do Mercado Livre saltou de 9,6% no mesmo período do ano passado para 16,3%.

Mercado Livre (MELI34): bancos recomendam compra

Em junho, as ações do Mercado Livre (MELI34) receberam recomendação de compra da Goldman Sachs e do Itaú BBA. De acordo com o banco norte-americano, a varejista está se beneficiando da crise da Americanas (AMER3), que gerou uma rápida mudança no e-commerce brasileiro.

Nas projeções da Goldman Sachs, a fatia de mercado obtida pelo Mercado Livre pode ter chegado a 760 pontos-base apenas entre janeiro e março, atingindo uma participação de 37%, sem muita perda de margens. Em comparação, o Magazine Luiza (MGLU3), que vem em segundo lugar em ganho de share no mesmo período, teve alta de 150 pontos-base, chegando a 19%.

“A estrutura do mercado de comércio eletrônico do Brasil continua evoluindo rapidamente, com o Mercado Livre assumindo uma participação descomunal no primeiro trimestre de 2023”, escreveu o time da instituição financeira dos EUA.

O Itaú BBA, além de citar a base de usuários ativos, também destacou a regulação do uso de dados do Mercado Livre.

“A regulamentação está desencadeando o uso de dados próprios para medição de anúncios. Nos últimos anos, a regulamentação tornou a coleta, uso e propagação de dados de terceiros muito mais difíceis, particularmente no nível individual, levando a medições de campanha menos precisas e qualidade inferior”, afirmaram os analistas da casa.

Os especialistas do Itaú BBA também pontuaram que os buscadores dos e-commerces terão cada vez mais importância nas vendas online, algo em que o Mercado Livre se destaca.

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