Liderança no mercado

Mercado Livre (MELI34) colhe o que plantou com avanço em meio à crise

Investimento em infraeestrutura, logística e Mercado Pago são estratégias que fizeram a empresa desbancar concorrentes, avaliam especialistas

Mercado Livre
Foto: Divulgação

A crise enfrentada pelo varejo passa longe do Mercado Livre (MELI34). A empresa tem crescido a passos largos, fazendo voo solo em um céu de recuperações judiciais e balanços apertados de suas concorrentes, como Americanas (AMER3), Casas Bahia (BHIA3) e Magazine Luiza (MGLU3).

O resultado do segundo trimestre de 2024 superou as projeções de analistas, com lucro de US$ 531 milhões, mais que o dobro do reportado no segundo trimestre de 2023. As vendas líquidas na América Latina avançaram 42%, para US$ 5,1 bilhões, enquanto a operação de comércio eletrônico cresceu 53,4%.

Após a divulgação dos resultados, o Mercado Livre (MELI34) se tornou a companhia aberta mais valiosa da América Latina, superando a Petrobras (PETR4).

Mas, afinal, o que tem feito a empresa crescer, superar as expectativas e driblar os ventos ruins que atingem outras varejistas? Especialistas ouvidos pelo BP Money contaram as estratégias adotadas pela companhia para continuar avançando.

Entregas super-rápidas e algoritmo são estratégias

De acordo com Acilio Marinello, sócio-fundador da Essentia, o Mercado Livre (MELI34) entendeu o potencial do mercado brasileiro e investiu pesado – cerca de R$ 50 bilhões – na construção de centros próprios de distribuição, na cadeia logística, com aviões, vans e outros meios de transporte, e em pontos de atendimento.

Essa estratégia, segundo Marinello, ampliou a capilaridade e a distribuição dos produtos da empresa, contribuindo para aprimorar a experiência do cliente.

“Hoje, é muito comum, quem mora nos grandes centros, fazer uma compra no Mercado Livre e receber no mesmo dia ou no dia seguinte. Muitos desses produtos chegam, as vezes, sem custo de frete. Todo esse investimento em logística faz a empresa otimizar as operações e reduzir custos de processamento e deslocamento das mercadorias”, explicou Acilio.

Além disso, o sócio-fundador da Essentia destacou o sortimento – a grande diversidade de produtos no Mercado Livre – e à mecânica algorítmica desenvolvida para que os lojistas trabalhem bem.

“Se eu sou alguém que vende no Mercado Livre, eu terei mais relevância nas pesquisas se eu fiz uma entrega rápida, com qualidade, se tenho pouca reclamação. Isso força os lojistas a trabalharem bem e gera uma experiência positiva para o cliente”, disse Marinello.

Mercado Pago

O gestor financeiro Marlon Glaciano chamou atenção para a criação de um ecossistema completo, incluindo serviços financeiro, com o ‘braço’ do Mercado Livre – o Mercado Pago. De acordo com Glaciano, isso fidelizou clientes e aumentou o engajamento da empresa.

Acílio destacou ainda que o Mercado Pago é um financiamento tanto para clientes quanto para lojistas. “Se você quer comprar e está sem limite no seu cartão de crédito, ele tem uma linha de crédito para você realizar a compra. Já os lojistas podem receber a vista do Mercado Pago e parcelar para os clientes”.

Como estão as concorrentes do Mercado Livre (MELI34)?

A estrutura montada pelo Mercado Livre (MELI34) desbanca as principais concorrentes. Segundo Marlon Glaciano, empresas como Magazine Luiza (MGLU3) e Americanas (AMER3) enfrentam desafios financeiros e operacionais, enquanto a Amazon (AMZO34) não conseguiu igualar a profundidade da integração local no Brasil.

“Magazine e Americanas têm registrado prejuízos devido a problemas financeiros e operacionais, além de uma infraestrutura logística menos eficiente. A Amazon, apesar de sua força global, enfrenta uma competição acirrada no Brasil, onde o Mercado Livre se destaca por sua adaptação local, serviços financeiros integrados e logística avançada”, disse o gestor financeiro.

Nesse sentido, Acilio acredita que ainda há muito espaço para o Mercado Livre (MELI34) crescer, principalmente no Brasil.