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Mercado Livre (MELI34) investe mais de R$ 1 bi e mudará nome do Pacaembu

Estádio tradicional da cidade de São Paulo receberá nome da gigante do e-commerce por 30 anos

O Mercado Livre (MELI34) anunciou, nesta quarta-feira (31), o que se tornará o maior contrato de naming rights de um estádio de futebol na América Latina. O estádio localizado na capital paulista passará a se chamar Mercado Livre Arena Pacaembu. O acordo estabelece um investimento superior a R$ 1 bilhão ao longo de 30 anos de parceria, com um contrato inicial de cinco anos, renováveis por mais cinco, totalizando o período de 30 anos.

“Esse será um dos maiores investimentos que o Mercado Livre vai fazer este ano no País”, explicou Fernando Yunes, vice-presidente sênior e líder do Mercado Livre no Brasil, em coletiva de imprensa.

Há especulações no mercado indicando que o valor anual do contrato dos naming rights da Mercado Livre Arena Pacaembu poderá girar em torno de R$ 40 milhões. Esse montante supera o recente acordo entre o São Paulo Futebol Clube e a Mondelez para os naming rights do MorumBIS, estimado em R$ 25 milhões por ano, conforme informou o colunista Lauro Jardim.

Investimento bilionário

O CEO da Allegra Pacaembu, Eduardo Barella, concessionária que adquiriu o direito de administrar o estádio por 35 anos em 2019, destaca que o patrocínio do Mercado Livre não irá alterar a fachada do estádio.

No entanto, a parceria permitirá ao Mercado Livre ter mais de 70 pontos de exposição dentro do complexo, que incluirá hotel, centro de convenções, piscina olímpica, quadra de tênis e outros equipamentos esportivos. Em obras desde junho de 2021, a expectativa é que o estádio, com capacidade para 26 mil pessoas, comece a receber eventos no final deste semestre.

Barella revela que 72% da ocupação do local para eventos, feiras e shows deste ano já está confirmada. Além disso, há acordos em andamento para receber jogos de futebol, envolvendo times como Cruzeiro, São Paulo e Santos. A Arena também almeja candidatar-se para sediar finais de eventos de grande porte, como a Conmebol Libertadores e a Copa do Mundo Feminina de 2027, caso o Brasil seja escolhido pela Fifa.

Yunes, do Mercado Livre, destaca que o investimento na Mercado Livre Arena Pacaembu será uma das iniciativas para comemorar os 25 anos da empresa no Brasil. O estádio, considerado um dos dez principais pontos da cidade de São Paulo, tem uma rica história, construído em 1940 e palco de eventos notáveis, incluindo jogos da Copa do Mundo de 1950 e conquistas memoráveis de clubes paulistas, como a Libertadores de 2011 do Santos e a primeira conquista continental do Corinthians.

O investimento bilionário realizado pelo Mercado Livre segue a tendência de outros acordos expressivos de naming rights no país ao longo da última década. A seguradora alemã Allianz inaugurou esse movimento em meados de 2013, ao estabelecer um acordo para dar nome ao estádio do Palmeiras, repetindo a prática que já implementava em outros estádios na Europa.

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