Mercado Livre (MELI34) reverte prejuízo e lucra US$ 165 milhões no 4T22

A receita líquida do Mercado Livre foi de US$3 bilhões no quarto trimestre

O Mercado Livre (MELI34) divulgou nesta quinta-feira (23) seu balanço do quarto trimestre de 2022. A companhia reportou lucro líquido de US$ 164,7 milhões entre outubro e dezembro, revertendo o prejuízo de US$ 46,1 milhões registrado no mesmo período de 2021. 

A receita líquida foi de US$3 bilhões no quarto trimestre, crescimento de 40,9% na comparação com o mesmo período do ano anterior.

No negócio de comércio eletrônico, a receita líquida do Mercado Livre avançou 22,3% em comparação com o mesmo trimestre de 2021, com as vendas no marketplace (3P) crescendo 20,8% (34,7% em moeda constante), a US$ 9,6 bilhões, pelo conceito GMV.

O GMV foi de US$ 8 bilhões no quarto trimestre de 2022. No mesmo trimestre de 2021, o índice foi de US$ 8,6 bilhões.

“A quantidade de itens adquiridos por compradores se manteve no mesmo patamar quando comparado ao mesmo trimestre do ano anterior, mas a expansão do valor médio gasto por item e o aumento do número de usuários se refletiram no aumento significativo do volume de vendas no marketplace”, afirmou o Mercado Livre em comunicado.

Mercado Pago estreia em fundos de investimentos

Em dezembro, o Mercado Pago, braço de serviços financeiros do portal de comércio eletrônico Mercado Livre (MELI34), anunciou sua estreia em fundos de investimento.

A plataforma tem três fundos, um de renda fixa (taxa de administração de 0,5%), um de multimercado (1%, +20% do que superar do CDI) e um de ações (2%, +20% do que superar o CDI). 

A gestão das carteiras está sendo realizada pela Órama. A parceria já tinha ganhado seu primeiro capítulo em setembro, quando o Mercado Pago lançou um investimento em CDB.

Ainda, segundo a empresa, todos os três fundos disponibilizados pelo Mercado Pago permitirão aportes a partir de R$ 1.

Durante a pandemia de Covid-19, a base de clientes da companhia cresceu. Com isso, o anúncio é mais um esforço do Mercado Pago, que lançou nos últimos meses uma série de produtos financeiros, incluindo seguros, produtos de benefícios e operações com criptomoedas, para rentabilizar sua base.