Pós balanço

Mercado Livre (MELI34) passa Petrobras como empresa mais valiosa da América Latina

A empresa argentina divulgou que dobrou o lucro no 2TRI24, o que atraiu investimentos ao papel

Mercado Livre avança volume de transações em 82%
Foto: Divulgação/Mercado Livre

Depois de divulgar que dobrou o lucro líquido do 2TRI24, o Mercado Livre (MELI34) sobe mais de 10%, na sessão desta sexta-feira (2), enquanto os papéis da Petrobras (PETR4) operam em queda de 2%. Com isso, a big tech se tornou a companhia aberta mais valiosa da América Latina, segundo o “Valor Data”.

O valor do Mercado Livre, no fim da manhã desta sexta-feira, chegava a R$ 508 bilhões (US$ 88,9 bilhões), ao passo que o valor da petroleira brasileira somava R$ 500,7 bilhões. 

A Petrobras perdeu o posto para a Mercado Livre pela primeira vez, pelo menos neste ano, segundo a apuração do veículo. 

No ranking geral, por alguns anos, a empresa de tecnologia e varejo esteve atrás de Petrobras e da Vale (VALE3). Dessa forma, sua valorização reflete o sinal da força dos negócios digitais na América Latina. 

O marco carrega uma importância ainda maior para o Mercado Livre, pois nesta sexta-feira a plataforma de comércio eletrônico completa 25 anos.

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Mercado Livre (MELI34) dobra lucro no 2º trimestre de 2024

Mercado Livre (MELI34) conseguiu superar as projeções de analistas mais uma vez no segundo trimestre de 2024, em relação à receita líquida e ao lucro na América Latina. Contudo, a empresa sentiu o efeito negativo da operação na Argentina e das maiores provisões no braço de crédito em sua margem operacional. As informações foram divulgadas nesta quinta-feira (1º).

Essa questão da rentabilidade do Mercado Livre (MELI34) já era um ponto de atenção do mercado nos relatórios de analistas internacionais. Nesta quinta-feira, as ações da empresa fecharam com alta de 4,73%, cotadas a R$ 82,52 na Bolsa brasileira.

Conforme os dados publicados nesta noite de quinta-feira, as vendas líquidas na América Latina avançaram 42%, para US$ 5,1 bilhões, e o lucro líquido da empresa mais que dobrou, indo de US$ 262 milhões para US$ 531 milhões, entre o segundo trimestre de 2023 e o deste ano.

A operação de comércio eletrônico cresceu 53,4%, superior ao ritmo da fintech Mercado Pago, que saltou 27,5%. Já as vendas totais avançaram 83%.