Investimentos

Mercado Livre (MELI34) pretende investir R$ 23 bi no Brasil em 2024

O investimento, 21% maior em comparação ao de 2023, terá como foco central a área de logística

Mercado Livre (MELI34)
Mercado Livre (MELI34) / Foto: Divulgação

O Mercado Livre (MELI34) pretende investir R$ 23 bilhões no Brasil em 2024, um incremento de 21% em comparação ao que foi investido no ano anterior e mais que o dobro do que foi desembolsado em 2021. A declaração foi dada por Fernando Yunes, vice-presidente sênior e principal executivo no país.

O foco central da empresa será a área de logística, segmento que concorrentes como Shopee e Amazon também vêm investindo mais ao longo dos últimos anos. No montante de R$ 23 bilhões, está incluída a abertura de um centro de distribuição em Pernambuco, para ampliar a estrutura na região Nordeste.

Estados do Centro-Oeste e Sul do país são regiões que podem ser contempladas com novas centrais, a depender das negociações. Se isso avançar, o total de centrais no país passará de 10 para 13 em 2024.

O Brasil é 53% da receita líquida anual do Mercado Livre (MELI34) e a operação recebe o maior volume de investimento global do grupo, sediado no Uruguai.

Há anos seguidos, os investimentos anunciados pelo Mercado Livre são recordes e incluem também montantes relativos a despesas operacionais — que a empresa chama de “despesas estratégicas”. Isso tende a elevar a soma total.

Mercado Livre (MELI34): balanço do 4T23 fica abaixo do esperado

O Mercado Livre (MELI34) apresentou um lucro líquido de US$ 165 milhões no quarto trimestre de 2023. Na perspectiva da Genial Investimentos, a empresa teve um resultado abaixo do esperado pelo mercado. 

Contudo, a Genial sinaliza que o Mercado Livre (MELI34) registrou tendência de crescimento, tanto na fintech, quanto no e-commerce.

“Os números do trimestre foram impactados por despesas não recorrentes. Dado esse efeito, o resultado operacional e o lucro do período vieram abaixo de nossas expectativas e também abaixo do consenso”, disse a Genial, como foi antecipado pela “Suno”. 

A empresa reportou uma alta de 40%, na comparação anual, no volume de vendas consolidado, a US$ 13,4 bilhões. O crescimento de itens vendidos impulsionou o desempenho no trimestre. 

No Brasil e no México, os itens vendidos registraram elevação de 43% e 47%, respectivamente, seguindo a comparação anual.

Na Argentina, a empresa segue crescendo acima da inflação, com alta de 37%, na mesma base comparativa. O dado foi impulsionado pelo aumento de 22% no número de itens vendidos.

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