Metaverso pode somar até 2,4% do PIB dos EUA até 2035, diz estudo

Ganhos podem vir do uso da tecnologia nos setores de defesa, médico, manufatura e entretenimento, aponta estudo

O metaverso pode contribuir com até US$ 760 bilhões, ou cerca de 2,4% do PIB (Produto Interno Bruto) anual dos EUA, até 2035, de acordo com um estudo encomendado pela Meta Platforms (META34). As informações são da Reuters

O conceito de metaverso inclui tecnologias de realidade aumentada e virtual que permitem que usuários mergulhem em um mundo virtual ou sobreponham informações digitalmente em imagens do mundo real, segundo o relatório da consultoria Deloitte.

O relatório destaca os ganhos econômicos provenientes do uso de tecnologias nos setores de defesa, medicina, manufatura, entretenimento e comunicação. A empresa Meta, conhecida por suas redes sociais, prevê que o metaverso substituirá o celular como principal plataforma de computação.

Os investidores questionaram os elevados investimentos da Meta em seu projeto de metaverso, sendo céticos em relação aos retornos em um momento em que uma desaceleração no setor de publicidade afetava o crescimento da receita da empresa.

Em um relatório separado, a Meta afirmou que a UE (União Europeia) pode ter uma oportunidade econômica ampliada de até 489 bilhões de euros no PIB anual até 2035, correspondendo a cerca de 1,3% a 2,4% de seu PIB total.

As projeções regionais baseiam-se em um relatório de impacto econômico global encomendado pela Meta à empresa de consultoria Analysis Group no ano passado, que estimou que a adoção do metaverso contribuiria com US$ 3,01 trilhões até 2031.

Ações da Meta (META34) sobem 15% após balanço do 1T23

As ações da Meta (META34) dispararam em 15% no pré-mercado desta quinta-feira (27). A alta acontece após a empresa dona do Facebook divulgar o balanço do primeiro trimestre de 2023. O rali também impulsionava outras ações do setor, incluindo Amazon, que divulga seus resultados ainda hoje.

Um dos responsáveis pelo ganho de eficiência da Meta foi a implantação de uma ferramenta de IA (inteligência artificial). “No geral, o resultado mostrou adição de usuários em todos os seus segmentos, crescimento modesto em termos de receitas e mais uma vez um rombo financeiro enorme em sua divisão ‘Reality Labs’ (o metaverso)”, resume Richard Camargo, analista da Empiricus Research.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile