Dow Jones Newswires

Minério de ferro: preço cai sob efeito da demanda fraca

Segundo analistas consultados pela Dow Jones Newswires, a queda foi justificada pelo aumento da oferta e pelo enfraquecimento da demanda

Minério/ Foto: Freepik
Minério/ Foto: Freepik

Os preços futuros do minério de ferro recuaram, com o contrato mais líquido, com vencimento em maio, fechando o dia na Bolsa de Dalian a 764 yuan por tonelada, equivalente a uma queda de 2,28% em relação ao pregão anterior.

Segundo analistas consultados pela Dow Jones Newswires, a queda foi justificada pelo aumento da oferta e pelo enfraquecimento da demanda. A perspectiva, segundo “Valor”, é de que os preços do produto permaneçam voláteis no curto prazo.

Vale (VALE3): volume de dividendos dependerá do minério de ferro

Gustavo Pimenta, presidente da Vale (VALE3), afirmou que prefere não antecipar possíveis volumes de dividendos para o futuro, pois nos próximos dois anos, a empresa fará muitos desembolsos dos compromissos assumidos para a reparação dos danos causados pelos acidentes das barragens em Mariana e em Brumadinho.

Contudo, Pimenta sinalizou, durante o Vale Day, na Bolsa de Nova York, nesta terça-feira (3), que está garantido o pagamento mínimo, bem como uma eventual remuneração extra vai depender do mercado de minério de ferro.

“Nos próximos dois anos, o caixa vai ser bastante restrito, a depender do preço do minério de ferro. Muitos pagamentos vão reduzir a posição de dívida líquida, vamos amortizar. Isso cria capacidade no balanço patrimonial. Não queremos antecipar nada, mas isso [pagamento de dividendos] depende da capacidade do mercado”, afirmou Pimenta, segundo o “Valor”.

“Temos mostrado nosso enfoque em remunerar acionistas. Estamos concentrados no potencial de remunerar nossos acionistas incrementalmente à política de dividendos que já temos. Os próximos dois anos vão ser mais restritos, mas, depois disso, vamos voltar à regularidade. Temos tido fluxo de caixa livre constantemente”, disse.