Os contratos futuros do minério de ferro negociados na China registraram queda de 6% nesta quarta-feira (9), rompendo a estagnação nos preços (chamado de rali) dos últimos cinco pregões. A queda é decorrente da promessa de autoridade em fortalecer a supervisão do mercado e reprimir quaisquer irregularidades.
Os futuros de minério de ferro mais negociados na bolsa de commodities de Dalian, para entrega em maio, caíram 6,2%, para 779 iuanes (122,41 dólares) a tonelada, a maior perda percentual desde 26 de novembro. O contrato fechou em baixa de 5,9%, a 781 iuanes por tonelada.
Os demais produtos siderúrgicos também seguiram ritmo de queda, com os futuros de carvão metalúrgico de Dalian recuando 3,9%, para 2.320 iuanes por tonelada
A Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma disse no fim de semana que as autoridades devem ser preventivas devido a incertezas relativamente grandes no primeiro trimestre e antecipar adequadamente os investimentos em infraestrutura, de acordo com a agência de notícias estatal.
O planejador estatal e regulador de mercado disse em um comunicado que alertou os fornecedores de informações sobre minério de ferro para garantir a precisão de sua divulgação, e que não devem fabricar ou aumentar os preços. “Como as autoridades estão prestando muita atenção ao minério de ferro, os preços podem enfraquecer afetados pelo sentimento do mercado”, escreveram analistas da GF Futures em nota.