A China apresentou recuperação nos preços do minério de ferro nesta terça-feira (11) ao atingir 62% de teor de ferro, cotado a US$ 129,17 a tonelada no porto de Qingdao, de acordo com o mining.com, tomando como base os dados da Fastmarkets MB. Os números refletem um crescimento de 3,2% em relação ao preço da segunda-feira (10), quando a commodity foi negociada a US$ 125,16%.
Dessa forma, a principal matéria-prima do aço acumula alta de 6,97% no ano. O levantamento do mining.com ainda revela que os contratos futuros de minério de ferro mais negociados, para entrega em maio, na bolsa de commodities de Dalian fecharam em alta de 2,8%, para 724 yuans por tonelada.
“Ainda há espaço para ganhos nas usinas, e a expectativa de retomar a produção de aço e reabastecer a demanda antes dos feriados pode aumentar os preços do minério de ferro”, disse o mining.com.
A produção de aço bruto no país em 2021 deve cair para 1,03 bilhão de toneladas ante um recorde de 1,065 bilhão de toneladas em 2020, informou a associação de siderúrgicas da China na segunda-feira (11), de maneira que a demanda atinja “equilíbrio de oferta e demanda”.