O minério de ferro foi um dos destaques responsáveis pela aceleração do IGP-M em maio
Foto: Ricardo Teles/GOV.BR

Os preços futuros do minério de ferro subiram nesta quinta-feira (23) pela terceira sessão consecutiva, impulsionados por esperanças de medidas de estímulo e dados otimistas sobre o aço do principal consumidor, a China.

A expectativa gira em torno de uma reunião a portas fechadas de quatro dias da liderança do Partido Comunista, que começou na segunda-feira.

Espera-se a divulgação de um esboço de sua próxima política de cinco anos.

Ainda há esperanças de que a China possa revelar algum estímulo para impulsionar o crescimento econômico e reforçar a confiança do consumidor, após uma série de dados pessimistas e em meio a enormes incertezas decorrentes do atrito comercial com os EUA.

O vice-primeiro-ministro chinês, He Lifeng, manterá conversações comerciais com os EUA na Malásia, de 24 a 27 de outubro.

O contrato de janeiro na bolsa de Dalian encerrou as negociações diurnas com alta de 0,39%, a 777 iuanes (US$ 109,08) a tonelada métrica.

Dados melhores do que o esperado sobre o aço, que apontaram para uma demanda firme de minério no curto prazo, também ajudaram os preços, disseram um trader e dois analistas.

Os estoques totais de alguns dos principais produtos siderúrgicos caíram 1,7% na semana de 23 de outubro, e a produção de aço aumentou 1%, segundo dados da consultoria Mysteel.