Model Y, da Tesla (TSLA34), é o carro mais vendido do mundo

Esta é a primeira vez que o carro mais vendido no mundo é elétrico

O Tesla Model Y, da indústria de Elon Musk, também dono do Twitter (TWTR34), vendeu 267,2 mil unidades no primeiro trimestre de 2023, de acordo com dados da consultoria Jato Dynamics. Com isso, superou os 256,4 mil veículos modelo Corolla comercializados pela Toyota. Esta é a primeira vez que o carro mais vendido no mundo é elétrico.

A façanha da Tesla (TSLA34) é maior quando se leva em conta a diferença do preço cheio entre os dois veículos. Nos Estados Unidos, o modelo da companhia de Musk custa US$ 52 mil (R$ 260 mil), enquanto o Corolla sai por US$ 23 mi (R$ 115 mil). As informações do portal Metrópoles, parceiro do BP Money.

A empresa japonesa, contudo, continua a ser a fabricante número um do planeta em termos de volume. Isso por causa da variedade de veículos que produz. Tanto é assim que a terceira posição do ranking foi ocupada no primeiro trimestre pela picape Toyota Hilux, com 214,7 mil unidades vendidas mundialmente.

O bom desempenho de vendas do Model Y já era esperado desde o ano passado, depois que a Tesla expandiu sua capacidade de produção, com a inauguração de uma nova fábrica nos Estados Unidos e outra na Alemanha. Juntas, elas têm capacidade de produzir cerca de 10 mil carros por semana. A Tesla também deu descontos de até 24% nas versões mais baratas do Model Y, o que fez o elétrico custar menos que a média dos automóveis vendidos nos Estados Unidos.

Tesla tem queda de 24% no lucro do 1T23

A Tesla divulgou seu balanço do primeiro trimestre de 2023 em abril. A fabricante de veículos elétricos registrou lucro líquido de US$ 2,51 bilhões entre janeiro e março, queda de 24% em relação ao mesmo período de 2022. O lucro por ação baixou de US$ 1,07 para US$ 0,85.

A receita total somou US$ 23,33 bilhões no primeiro trimestre de 2023, avanço de 24% na comparação com igual etapa de 2022.

Já a receita automotiva da Tesla foi de US$ 19,96 bilhões entre janeiro e março, um aumento de 18% sobre o valor reportado no mesmo trimestre de 2022. O faturamento da Tesla Energy, unidade de baterias de lítio, cresceu 148% na mesma base de comparação, para US$ 1,53 bilhão.

A margem bruta, por outro lado, foi de 19,3% entre janeiro e março. Os economistas de Wall Street previam margens brutas em torno de 21% para o primeiro trimestre do ano. Um ano atrás, as margens brutas da Tesla eram de cerca de 29%.

Desde o ano passado, a fabricante de carros elétricos de Musk vem reduzindo preços em alguns mercados, ciente de que assim estaria sacrificando suas margens. Só nos EUA, os veículos baixaram de preço seis vezes. O objetivo da Tesla é aumentar os volumes em meio a um cenário de economia entrando em recessão.