No segundo trimestre, o Morgan Stanley viu seu lucro crescer à medida que a atividade de banco de investimento se recuperou, impulsionada por uma forte performance na subscrição de ações e dívida.
Apesar desse desempenho positivo, as ações do banco caíram 2% em um pré-mercado volátil, principalmente devido ao crescimento marginal na receita de gestão de patrimônio, que vinha impulsionando os resultados ao longo de 2022 e 2023.
No trimestre encerrado em 30 de junho, a receita do segmento alcançou 6,8 bilhões de dólares, comparado a 6,7 bilhões de dólares no mesmo período do ano anterior, alinhando-se praticamente com as expectativas de Wall Street conforme dados da LSEG. Durante o período, os novos ativos líquidos totalizaram 36 bilhões de dólares.
Em contrapartida, o lucro líquido do banco aumentou para 3,1 bilhões de dólares, ou 1,82 dólar por ação, conforme divulgado nesta terça-feira, em comparação com 2,2 bilhões de dólares, ou 1,24 dólar por ação, registrados um ano antes.
“A empresa entregou outro trimestre forte em um ambiente de mercados de capitais em melhoria”, disse o presidente-executivo da companhia, Ted Pick, em um comunicado.
Morgan Stanley revitaliza mercado de investimento
Uma renovada confiança econômica, perspectivas de cortes nas taxas de juros nos EUA e um mercado de ações em ascensão têm impulsionado atividades como aquisições, vendas de dívida e ofertas de ações, após um período de quase dois anos de estagnação em Wall Street.
No primeiro semestre, as receitas globais de banco de investimento aumentaram significativamente, alcançando 41,6 bilhões de dólares, de acordo com dados da Dealogic.
O Morgan Stanley viu sua receita de banco de investimento disparar impressionantes 51% no segundo trimestre, atingindo 1,62 bilhão de dólares.
Além disso, Goldman Sachs, JPMorgan Chase e Citi também registraram receitas robustas em seus setores de banco de investimento.
A receita total do Morgan Stanley subiu cerca de 12% no trimestre, alcançando aproximadamente 15 bilhões de dólares.