A MRV (MRVE3) reportou prejuízo líquido de R$ 322 milhões no quarto trimestre de 2022, revertendo o lucro líquido de R$ 336 milhões registrado no mesmo período do ano anterior, segundo comunicado enviado ao mercado na noite de quinta-feira (8).
O resultado considera as vendas da MRV, Sensia, Urba, Luggo e da subsidiária norte-americana Resia (ex-AHS), que juntas formam a MRV&Co.
Apesar do prejuízo reportado, o lucro bruto da companhia somou R$ 334,9 milhões entre outubro e dezembro, uma queda de 25% na base anual, com margem bruta de 20,2%, queda de 3,2 pontos percentuais (p.p.).
Na comparação com o terceiro trimestre de 2022, a alta foi de 0,9 p.p.
A MRV reportou queda também na receita operacional líquida, de 12,7% no comparativo anual, para R$ 1,66 bilhão no último trimestre de 2022.
Ainda no período, a companhia viu as vendas líquidas totais somarem R$ 2,06 bilhões, queda de 14,2% em relação a 2021. Entretanto, o indicador avançou 40,8% ante o terceiro trimestre.
Já o valor geral de vendas (VGV) de lançamentos cresceu 7,3% no quarto trimestre ante um ano antes, a R$ 3,48 bilhões. Esses dados foram reportados em prévia operacional divulgada em janeiro.
A MRV fechou dezembro com ticket médio em R$ 208 mil, acima dos R$ 169 mil apurados ao fim de 2021. Segundo a companhia, o reajuste de 23% resultou em uma recuperação de 10 p.p. na margem bruta de novas vendas, que chegou a 29%.
Com isso, a MRV&Co projeta encerrar 2023 com ticket médio de R$ 230 mil, podendo resultar em uma margem bruta de 33%.
MRV&Co tem prejuízo no ano de 2022
No consolidado de 2022, a MRV&Co teve prejuízo líquido de R$ 149,3 milhões, também revertendo o lucro de R$ 902,6 milhões reportado um ano antes. Já a receita líquida recuou 6,8% na mesma base de comparação, para R$ 6,63 bilhões.
No período, o Ebitda somou R$ 810 milhões, queda de 42,9% no comparativo anual. A margem Ebitda ficou em 12,2% ao fim do ano passado, recuo de 7,7 p,p. em relação ao ano anterior.
Conforme adiantado em prévia, no ano passado, as vendas líquidas caíram 2,8% ante 2021, atingindo R$ 7,87 bilhões. Enquanto o VGV de lançamentos somou R$ 9,14 bilhões, exibindo recuo de 3,1% no comparativo anual.
Entre janeiro e dezembro, a MRV&Co lançou mais de 36 mil unidades, número 19,2% abaixo do lançado um ano antes.
A MRV&Co encerrou o trimestre com queima de caixa de R$ 535 milhões, uma disparada de 255% em relação ao valor de R$ 151 milhões apurados no último trimestre de 2021.
Fatores como a provisão de juros, aliada aos gastos com dívida e a marcação a mercado do swap de dívidas para o CDI, foram importantes para a queima de caixa.
Em 2022, o resultado foi também impactado pela subsidiária americana Resia que, no terceiro trimestre, consumiu R$ 942 milhões referentes à dívidas do projeto.
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Com isso, a companhia encerrou o ano com queima de R$ 2,23 bilhões, conforme também adiantado em prévia operacional.
A MRV&Co encerrou o ano com dívida líquida de R$ 4,66 bilhões, resultado 75% acima do reportado ao fim de 2021. Já a alavancagem — medida pelo indicador dívida líquida/Ebitda -, da empresa ficou em 5,76 vezes, acima do resultado de 3,42 vezes ao fim de setembro.