A MRV&Co (MRVE3), conglomerado imobiliário que reúne as empresas MRV, Resia, Luggo e Urba, divulgou na última quinta-feira (11) seu balanço do primeiro trimestre de 2023. A companhia reportou lucro líquido de R$ 30,6 milhões entre janeiro e março, queda de 57% em relação ao mesmo período do ano anterior.
A MRV, que abrange as marcas MRV e Sensia, contribuiu com lucro de R$ 95,8 milhões. Esta divisão de negócios contou com um crédito fiscal de R$ 188 milhões. Sem isso, o grupo teria ficado no vermelho.
Já a receita líquida consolidada somou R$ 1,689 bilhão no primeiro trimestre de 2023, alta de 0,8% na comparação anual.
O Ebitda (lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização) consolidado, por sua vez, totalizou R$ 63 milhões nos primeiros três meses deste ano, baixa anual de 68%.
As despesas operacionais da MRV&Co foram de R$ 384,5 milhões entre janeiro e março deste ano, alta de 78% em relação ao mesmo trimestre de 2022.
O resultado financeiro (saldo entre receitas e despesas financeiras) gerou uma despesa líquida de R$ 89,3 milhões, enquanto um ano antes gerou receita de R$ 16,4 milhões.
A MRV&CO teve uma queima de caixa consolidada de R$ 789 milhões no começo deste ano, devido aos custos de obra acima do esperado, bem como pela ausência de venda de projetos da Resia, nos EUA.
No primeiro trimestre de 2023, a dívida líquida consolidada da MRV&Co somou R$ 5,536 bilhões, alta de 70,8% na comparação com o primeiro trimestre de 2022. A alavancagem (medida pela relação entre dívida líquida e Ebitda anualizado) consolidada saltou de 2,30 vezes para 8,21 vezes nessa comparação anual.
MRV (MRVE3) registra recorde de vendas de quase R$ 2 bi no 1T23
A MRV&Co (MRVE3) atingiu no primeiro trimestre de 2023, um recorde de vendas no período. As vendas líquidas da companhia totalizaram um VGV de R$ 1,8 bilhão e 8.255 unidades vendidas nos primeiros três meses deste ano, um aumento de 21% na comparação com o trimestre passado e 20% a mais que nos primeiros três meses do ano passado.
O resultado foi possível em decorrência dos lançamentos maiores no final do ano passado e alta de preços, em um desempenho que ajudou a MRV a manter redução de queima de caixa em relação a trimestres anteriores.
A MRV registrou um aumento de 4,8% no ticket médio no comparativo com os últimos três meses do ano passado, alcançando a marca de R$ 218 mil no período de janeiro a março deste ano. Já o VSO (velocidade de vendas) atingiu 22% 22% no trimestre, subindo 2 pontos percentuais (p.p.) na comparação com o mesmo período de 2022 e 5 p.p. ante outubro a dezembro.