A Multiplan (MULT3) pode vender participações se encontrar “boa oportunidade”, disse o presidente-executivo da operadora de shopping centers, Eduardo Peres, nesta sexta-feira (25). Porém, ele afirma que no momento não há desejo nem necessidade de um movimento como esse.
“Eu posso abrir e vender alguma outra participação? Talvez, depende de preço, depende se vai mexer num ativo que a gente tem uma participação muito apertada”, disse Peres em teleconferência de resultados da Multiplan.
“Se for uma boa oportunidade, a gente vai explorar. Se não for, não vamos fazer. Aqui não há nem o desejo, nem a obrigação, nem a necessidade de vender absolutamente nada”, afirmou o presidente-executivo.
O lucro líquido da companhia no terceiro trimestre foi de R$ 279,6 milhões, 6,1% a mais que o atingido no mesmo período do ano passado.
Multiplan vai seguir investindo em revitalizações
A Multiplan deve continuar com as revitalizações de shoppings em 2025 e metade de 2026, mas Peres e o diretor financeiro da companhia, Armando D’Almeida Neto, afirmam que essas obras vão ser mais pontuais que estruturais.
O presidente-executivo acredita que o crescimento da companhia é em parte justificado pelas revitalizações e espera que as obras sigam impulsionando vendas.
A Multiplan mais que dobrou seus investimentos no terceiro trimestre em relação ao mesmo período de 2023, com um total de R$ 235 milhões entre julho e setembro deste ano.
A principal razão para esse aumento são as obras de expansão de shoppings, mas uma parte dele também é justificada pelas revitalizações em 13 dos estabelecimentos.
O investimento maior nessas revitalizações está “tirando um atraso”. “É o caso de recuperar aquilo que a gente deixou de fazer durante a pandemia… A gente se viu obrigado a reformar muita coisa que ficou para trás”, afirmou Peres.
Assim, esses investimentos devem se “normalizar” em meados de 2026, segundo D’Almeida.
Empreendimentos regionais
A primeira fase de obras do empreendimento residencial Golden Lake, em Porto Alegre, não deve ser concluída em 2024 em razão das enchentes no Rio Grande do Sul, disseram os executivos.
Assim a segunda fase do projeto deve começar em junho de 2025.
A companhia destacou, também, oportunidades de expansão em Belo Horizonte, em especial no BH Shopping e Pátio Savassi. De acordo com Peres, a Multiplan pode “quase dobrar” sua ABL (Área Bruta Locável) na capital.