Mercado

Natura (NTCO3) conclui venda da The Body Shop para grupo de investimentos alemão

A transação coloca a companhia em uma posição estratégica para concentrar esforços em prioridades essenciais

A Natura (NTCO3) comunicou ao mercado, a conclusão da venda da marca de produtos de beleza The Body Shop ao grupo internacional de investimentos Aurelius. Em um comunicado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a empresa enfatizou que essa transação contribuirá para otimizar suas operações e simplificar seus negócios.

Além disso, essa transação coloca a companhia em uma posição estratégica para concentrar esforços em prioridades essenciais, como a integração da Natura e Avon na América Latina, o aprimoramento do modelo de venda direta e a otimização adicional da presença internacional da Avon.

Quando anunciado em novembro, o negócio foi avaliado em £ 207 milhões (R$ 1,25 bilhão), montante que será pago ao longo de até cinco anos. A Aurelius, sediada na Alemanha, é proprietária da rede de farmácias Lloyds no Reino Unido.

Natura e The Body Shop

A Natura adquiriu a rede The Body Shop em 2017, em uma transação no valor de € 1 bilhão (aproximadamente R$ 3,6 bilhões na época). Naquela ocasião, a empresa já era proprietária da rede australiana Aesop, adquirida em 2012 por cerca de US$ 70 milhões (R$ 341 milhões).

Inicialmente, a Natura tinha planos de estabelecer uma significativa presença internacional. Entretanto, a experiência não se mostrou positiva. No decorrer deste ano, a empresa desinvestiu da Aesop, que foi vendida para a L’Oréal por US$ 2,5 bilhões (R$ 12 bilhões), assim como da rede The Body Shop.

Em teleconferência, em novembro, os executivos da Natura&Co deram detalhes sobre o processo de reestruturação das operações da companhia. “Continuamos na jornada de simplificação”, disse o CEO, Fábio Barbosa, durante a apresentação dos resultados do terceiro trimestre.

“A venda da The Body Shop está de acordo com nossas estratégias. Esse é um passo importante da dinamização do nosso negócio”, acrescentou.

De acordo com Barbosa, a venda da Aesop acabou sendo decisiva para a Natura apresentar um lucro líquido consolidado de R$ 7,024 bilhões no terceiro trimestre, revertendo um cenário de prejuízo líquido do mesmo período de 2022. “A venda da Aesop nos ajuda a retornar para a posição de caixa líquido”, comentou.