A Natura (NTCO3), fabricante de cosméticos que não detém a Avon nos EUA, está considerando estratégias, incluindo a possibilidade de vender a Avon International, conforme reportou o jornal Financial Times nesta quarta-feira (6).
Conforme a publicação, “o grupo de beleza avalia a saída de marca de venda direta à medida que desenrola planos de expansão global”.
O Financial Times destacou que a Natura já fechou acordos para a venda de marcas como Aesop e The Body Shop neste ano, e agora está explorando estratégias de desinvestimento da Avon International, conforme informações de fontes familiarizadas com o assunto.
A Avon International opera em diversas regiões, incluindo Europa, Oriente Médio, África e Ásia, apresentando uma variedade de produtos e desempenhos específicos em cada uma dessas áreas.
De acordo com a publicação, uma venda total pode ser complicada, considerando ainda a perda de participação de mercado para concorrentes. Em um período de ajustes em suas operações, a empresa está concentrada em aumentar a rentabilidade, gerar fluxo de caixa e reduzir o endividamento, o que já motivou transações anteriores.
Natura (NTCO3) firma acordo de venda da The Body Shop por US$ 254 mi
Após a divulgação do balanço do terceiro trimestre de 2023 (3T23) na noite anterior, a Natura&Co (NTCO3) anunciou na manhã desta terça-feira (14), que que assinou um acordo vinculante com a Aurelius Investment Advisory Limited para a venda da Natura (Brasil) International B.V., empresa holding da The Body Shop.
A transação da Natura foi baseada em um enterprise value de 207 milhões de libras esterlinas, aproximadamente US$ 254 milhões, equivalente a cerca de R$ 1,248 bilhão. Esse montante inclui um valor contingente potencial (earn-out) de 90 milhões de libras, correspondentes a aproximadamente R$ 542,9 milhões. O pagamento do preço de venda e do earn-out será realizado ao longo de um período de até cinco anos.
A previsão é que a conclusão da transação ocorra até 31 de dezembro de 2023, estando sujeita às aprovações regulatórias usuais.
“A transação de venda apoiará os esforços da Natura&Co para otimizar suas operações e simplificar seus negócios, além de posicioná-la para focar em prioridades estratégicas, especialmente a integração da Natura e Avon na América Latina, o modelo de venda direta e a otimização adicional da presença internacional da Avon”, diz a Natura, em fato relevante.
Vale lembrar que a aquisição da The Body Shop pela Natura foi concluída em 2017, envolvendo a compra da marca da L’Oréal. O negócio foi estimado em cerca de 1 bilhão de euros.