Mercado

Natura (NTCO3) está avaliando venda da rede The Body Shop

O estudo faz parte do plano estratégico da companhia

A Natura (NTCO3) comunicou ao mercado em fato relevante, nesta segunda-feira (28) que está avaliando uma potencial venda da rede de lojas The Body Shop (TBS).

Nesse sentido, a Natura informou que, este estudo de venda engloba parte de avaliação de “alternativas estratégicas” para a rede. Vale lembrar que, em abril, a companhia acertou a venda da marca Aesop para a L’Oreal por US$ 2,5 bilhões.

A Natura, em suma, concluiu a compra da The Body Shop em 2017, da L’Oreal, em um negócio estimado em 1 bilhão de euros.

De acordo com dados divulgados pela companhia, a The Body Shop, foi criada na Inglaterra em 1976. E atualmente, tem cerca de 2,8 mil lojas em mais de 70 países vendendo produtos para cabelo, rosto, corpo e maquiagem.

A The Body Shop, reportou no segundo trimestre deste ano, uma queda de 12,5% no faturamento em câmbio constante ante o mesmo período de 2022, a R$ 800,3 milhões.

Natura&Co no 2T23

A Natura (NTCO3) comunicou ao mercado no início de agosto, os resultados do segundo trimestre de 2023 (2T23). A companhia repotou um prejuízo líquido atribuível a acionistas de  R$ 731,9 milhões.

Nesse sentido, o resultado da Natura&Co representa um leve acréscimo de 4,6% em relação aos números apresentados no segundo trimestre do ano passado. Quando a varejista registrou perdas na ordem de R$ 766,8 milhões.

O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado da Natura apresentou um salto de 25,8%, a R$ 753,1 milhões, com melhora de 230 pontos-base na margem, a 9,7%.

De acordo com a varejista de cosméticas, o crescimento na linha pode ser explicado por um série de fatores, entre eles, a forte expansão da margem de Natura&Co Latam (+250 pontos-base ano a ano), impulsionada principalmente pela maior margem bruta, mas parcialmente compensada pelos investimentos.

Outro fator importante, que favoreceu os resultados da companhia, foi a melhora na rentabilidade da The Body Shop. Impulsionada pela ligeira expansão da margem bruta e por eficiências de SG&A (excluindo depreciação).

Por fim, outro ponto citado pela Natura&Co, foi a melhoria de 110 pontos-base na margem de Avon International em relação ao segundo trimestre do ano passado. Também impulsionada pela expansão da margem bruta, mas parcialmente compensada pelo investimento em mercados líderes e faseamento das despesas.

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