A Nestlé terá que responder acusações de suposta propaganda enganosa de alguns de seus produtos. A notificação foi feita na terça-feira (07) pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), após denúncia do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec). O Idec alega que vários produtos da marca Nesfit não trazem como ingrediente o mel citado nas embalagens. A Nestlé terá 10 dias úteis para explicar as informações nos rótulos.
Caso a gigante suíça não atenda o pedido dentro do prazo, poderá ser instaurado processo administrativo contra a empresa. Na denúncia, o Idec apontou que os biscoitos da linha Nesfit: Aveia e Mel; Nesfit Leite e Mel; Nesfit Cookie Cacau, Aveia e Mel; e Nesfit Matinal Mel com Amêndoas, apesar de trazerem a palavra mel no nome, incluindo o alimento com destaque na embalagem, não contêm o ingrediente na lista de sua composição.
De acordo com o instituto, a disparidade de informações entre a publicidade e a lista de ingredientes viola os direitos dos consumidores e configura publicidade enganosa, induzindo o consumidor ao erro. O Idec argumentou que os produtos trazem na embalagem imagens de favo de mel e outros elementos e signos diretamente relacionados ao ingrediente.
Além da ausência de mel e de outros elementos da embalagem, foram identificados aditivos alimentares do tipo aromatizante nos produtos e uma alta concentração de açúcares presentes em sua composição.
A Senacon, ligada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, afirmou que pediu à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) um parecer sobre informações divergentes entre os rótulos e os ingredientes.
Além da Nestlé, a rede de fast-food Burger King (BKBR3), em maio, foi acusada de ‘propaganda enganosa’ por consumidores quando se descobriu que o Whooper Costela, na realidade, é feito de paleta suína e contém apenas o “aroma natural de costela”. Nas redes sociais, usuários alegavam falta de transparência por parte da companhia, levando a alteração do nome do sanduíche.