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Netflix: buscas por cancelamento aumentam 78% no Brasil

Movimento cresceu após empresa colocar em prática o fim do compartilhamento de senhas

Um estudo da agência de inteligência Tunad revelou que a Netflix teve um aumento de 78% no número de buscas por cancelamento de assinatura após colocar em prática o fim do compartilhamento de senhas no mercado brasileiro.

A pesquisa, obtida pela “Folha de S.Paulo”, também mostra que  Globoplay chegou a ter queda na média de buscas pelo encerramento.

O estudo mostra que as buscas relacionadas ao cancelamento de assinaturas dos maiores serviços de streaming no País, estão ligadas às mudanças de preços e as cobranças adicionais anunciadas pelas plataformas de streaming.

Em janeiro de 2023, o Globoplay anunciou um pequeno ajuste em seus preços, e naquele momento, a plataforma teve o maior aumento nas buscas relacionadas ao cancelamento, chegando a 26%, enquanto o Prime Vídeo teve uma queda de 42% e a Netflix registrou um pequeno aumento de 3%.

Já a Netflix, que anunciou a cobrança adicional pelo compartilhamento de senha em maio deste ano, e o Amazon Prime Video, que anunciou o reajuste nos preços no mesmo mês, apresentaram os maiores picos de buscas relacionadas ao cancelamento.

A Netflix registrou um aumento de 78%. O Prime Video teve um aumento de 65%. Já o Globoplay teve uma queda de 7% nas buscas relacionadas ao cancelamento durante o mês.

Outros streamings conhecidos do público, como HBO Max, Disney +, Star + e Paramount +, entre outros, não foram analisados.

Para Ricardo Monteiro, COO da Tunad, a situação se explica pelas diversas plataformas que existem hoje em dia. O assinante decidiu, na visão dele, assinar somente o que é prioritário.

“O brasileiro não consegue sustentar mais do que dois a três serviços de streaming. Ou seja, o aumento de custos como esse pode gerar churn (métrica que mostra o número de clientes que cancelam serviço em um determinado período de tempo), devido a situação financeira das famílias do nosso país”, afirmou.

Netflix planeja aumento de preços após fim da greve de atores

 A Netflix estuda um novo aumento nos preços de seu serviço de streaming. Segundo a imprensa dos EUA, a companhia aguarda o fim da greve de atores de Hollywood para fazer o reajuste, que deve começar naquele País e no Canadá, e pode alcançar outros mercados ao redor do mundo.

A última vez que a Netflix aumentou seus preços foi em janeiro de 2022. Em julho deste ano, a empresa deixou de oferecer nos Estados Unidos um pacote básico sem anúncios que custava US$ 9,99 mensais. Agora, o plano mais barato sem publicidade custa US$ 15,49 ao mês. No Brasil, Atualmente, o plano com propagandas custa R$ 18,90.