A Netflix (NFLX34) divulgou seu balanço do quarto semestre nesta quinta-feira (19). A companhia registrou lucro líquido de US$ 55,3 milhões entre outubro e dezembro, um recuo de 90,9% em relação ao mesmo período de 2021.
O lucro por ação somou US$ 0,12 entre outubro e dezembro de 2022, abaixo dos US$ 0,45 por ação previstos pelo consenso Refinitiv. Já a receita líquida somou US$ 7,852 bilhões, alta de 1,9% na comparação com igual etapa de 2021.
Já os assinantes líquidos globais atingiram 7,7 milhões, acima dos 4,5 milhões esperados pelas estimativas da StreetAccount, levando a base assinantes globais para 230,75 milhões.
A receita operacional da Netflix totalizou US$ 550 milhões entre outubro e dezembro de 2022, representando um recuo de 13% em relação ao mesmo período de 2022. Já a margem operacional atingiu 7% no quarto semestre, baixa de 1,2 ponto percentual (p.p.) frente a margem registrada em 4T21.
A Netflix ainda anunciou que Reed Hastings está deixando o cargo de CEO da empresa, mas permanecerá como presidente do conselho de administração. O co-CEO Ted Sarandos permanecerá em seu cargo.
Big techs perdem US$ 4,7 trilhões em valor de mercado
Em 2022, as oito maiores companhias de tecnologia do mundo, chamadas de big techs, perderam US$ 4,7 trilhões em valor de mercado, segundo levantamento do ValorData.
A título de comparação, o valor é mais que o dobro da economia brasileira, que está na casa dos US$ 1,8 trilhão, e o equivalente a todo o Produto Interno Bruto (PIB) do Japão, o terceiro maior do mundo.
A Apple (AAPL34) perdeu, de 2021 para 2022, US$ 833 bilhões, uma variação de 28,7%. Microsoft (MSFT34) recuou US$ 755 bilhões, segundo o levantamento. Alphabet (GOGL34), dona do Google, teve uma queda de US$ 782 bilhões em valor de mercado neste ano.
O valor de mercado da Amazon (AMZO3) registrou baixa de US$ 850 bilhões no período, uma variação de pouco mais de 50% entre 2021 e 2022.
Já a Tesla (TSLA34), de Elon Musk, registrou, até 27 de dezembro deste ano, um valor de mercado de US% 344 bilhões, uma variação de quase 70% na comparação com 2021. A montadora de carros elétricos perdeu, no período, US$ 747 bilhões segundo o levantamento.
Meta (M1TA34), dona do Facebook, registrou, em 2021, um valor de mercado equivalente a US$ 921 bilhões. Um ano depois, recuou para US$ 310 bilhões, uma perda de US$ 611 bilhões no período.
Netflix (NFLX34) e Spotify (S1PO34) fecharam o ranking. As plataformas de streaming perderam, respectivamente, US$ 141 bilhões e US$ 30 bilhões em valor de mercado em 2022.