As exportações de frango para alguns países foram suspensas voluntariamente pelo Ministério da Agricultura. Isto após a confirmação de um caso da doença de Newcastle, detectado em uma granja no Rio Grande do Sul (RS), disse a ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal), nesta sexta-feira (19).
Uma carta informando sobre a medida com as exportações de frango foi enviada aos frigoríficos pela entidade de fiscalização do Ministério, segundo o “Estadão”.
A Casa também declarou emergência zoosanitária no Estado do RS, por 90 dias, por conta da doença viral que se assemelha à gripe aviária.
Cerca de 7.000 aves morreram em uma pequena propriedade onde a Newcastle foi detectada e, portanto, as autoridades estão tentando controlar o surto. O número representa metade do rebanho, de acordo com o “InfoMoney”.
Em uma amostra de 12 aves do rebanho, a ABPA disse ter detectado a doença de Newcastle em pelo menos uma delas. Os últimos casos confirmados no Brasil ocorreram em 2006, em aves de subsistência no Amazonas, Mato Grosso e Rio Grande do Sul.
Essa categoria de animais atendem apenas às necessidade de alimentação de famílias e não são comercializadas.
Carlos Fávaro, ministro da Agricultura, já havia dito que casos de surtos da Newcastle poderiam desencadear proibições comerciais.
Ações de frigoríficos são abatidas por doença aviária e desabam na B3
A sessão de quinta-feira (18) não foi positiva para as ações de frigoríficos e companhias de proteínas. A Marfrig (MRFG3) teve a maior queda do Ibovespa, em 9,08%, a BRF (BRFS3) veio logo atrás caindo 7,88%, já a Minerva (BEEF3) caiu 4,49%, ao passo que a JBS (JBSS3) teve a menor perda entre elas, em 2,45%.
O movimento dessas ações decorreu das notícias de confirmação, por parte do Ministério da Agricultura, na quarta-feira (17), sobre um foco da doença de NewCastle, em uma granja comercial de aves, no Rio Grande do Sul (RS).
Outra confirmação veio pela ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal), cuja amostra testou positivo para a doença em uma granja avícola no Rio Grande do Sul. A Newcastle é uma doença viral e atinge tanto aves domésticas quanto silvestres.
O destaque da XP Investimentos sobre o tema é que as agências afirmam que o protocolo sanitário para o caso é parecido com o da influenza aviária – ou gripe aviária como é conhecida – visto que elas integram o mesmo programa de contingência, de acordo com o “InfoMoney”.
Além do abate das aves infectadas, com limpeza e desinfecção do local, seguindo o Plano de Contingência de ambas as doenças, uma investigação complementar será realizada em um raio de 10 km da área.