Data Nubank

Nubank: 'caixinhas' têm impulsionado hábito de poupar, diz CEO

Até dezembro de 2023, eram 16 milhões de caixinhas ativas e mais de R$ 25 bilhões investidos, segundo dados do estudo

Caixinhas do Nubank
Foto: reprodução

Durante a sétima edição do Data Nubank, a CEO Livia Chanes e a gerente de políticas públicas Rafaela Nogueira compartilharam dados do estudo sobre ‘Saúde e bem-estar financeiro: o acesso além do crédito’, com grande destaque para as ‘caixinhas’.

De acordo com Chanes, a ferramenta para guardar dinheiro – disponível para os brasileiros desde 2022 e com valor mínimo para ativação de R$ 1 – tem desempenhado um papel “relevante” no incentivo ao hábito de poupar. Segundo ela, até dezembro de 2023, eram 16 milhões de caixinhas ativas e mais de R$ 25 bilhões investidos.

“É um produto elástico, que permite resolver de maneira inteligente as mais diversas necessidades. As caixinhas tem sido ferramentas importantes de organização e inserção no mundo dos investimentos de maneira leve, que conversam com o dia a dia dos clientes”, pontuou a CEO do Nubank.

De acordo com o Data Nubank, em dezembro de 2023, 32,8% das caixinhas ativas eram destinadas à reserva de emergência. No período, havia mais de 1,6 milhão de nomes diferentes para as ferramentas, indicativos de metas de consumo, lazer, moradia, investimentos na carreira e outros.

Segundo Rafaela, independente do por quê, “a cultura do guardar dinheiro tem vindo pra ficar” nas mais diversas faixas de renda.

“Estar preparado para eventuais desventuras financeiras permite que as pessoas passem a sonhar com outras ambições materiais, especialmente para as pessoas de faixa de renda mais baixa, que têm mais dificuldade em ter esses acessos”, destacou a gerente de políticas públicas.

Nubank: caixinhas e cartões são portas de acesso aos investimentos e serviços financeiros

As caixinhas, além de simplificarem o hábito de poupar, têm sido porta de entrada para o mundo dos investimentos, assim como os cartões de crédito do banco são a chave de acesso aos serviços financeiros para muita gente.

De acordo com a pesquisa, entre os anos de 2019 e 2023, quase 21 milhões de brasileiros tiveram seu primeiro acesso a cartão de crédito com o nubank, categoria de clientes chamados de Nu Firts.

Ainda segundo o Data Nubank, dos clientes que passaram a investir em produtos do Nubank todo mês, ao menos 70% usaram as Caixinhas como primeira ferramenta para poupar seus recursos.

Esse patamar vem evoluindo e se estabilizou na casa mais próxima dos 90% no segundo semestre de 2023.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile