As ações do Nubank (NUBR33) tiveram seu preço-alvo elevado de US$ 4,50 para US$ 5,00 pelo BTG Pactual (BPAC11). A casa, no entanto, manteve sua recomendação “neutra” para o papel da fintech.
De acordo com os analistas do BTG, “ótimas histórias não são necessariamente ótimos investimentos” e o valuation atual do Nubank, de 5 vezes a métrica preço/valor contábil, já é elevado.
“Nosso problema não é necessariamente o múltiplo de valuation, mas o tamanho de seu valor de mercado, de US$ 24 bilhões. Ainda focado principalmente em pessoas de baixa renda e com número limitado de produtos, temos dificuldade em ver a possibilidade de lucro do Nubank hoje grande o suficiente para justificar um aumento decente em seu valor de mercado atual”, afirmaram os analistas do banco.
“Com o cenário macro do Brasil em deterioração e taxas de juros elevadas por mais tempo, não acreditamos que a relação risco/retorno seja boa o suficiente, levando-nos a manter nossa classificação ‘neutra’”, acrescentou o BTG Pactual sobre os papéis do Nubank.
Nubank (NUBR33) tem lucro ajustado de US$ 113,8 milhões no 4T22
A Nu Holdings (NUBR33), controladora do Nubank, divulgou em 14 de fevereiro seu balanço do quarto trimestre de 2022. A companhia reportou lucro líquido ajustado de US$ 113,8 milhões entre outubro e dezembro do ano passado.
Em termos líquidos, o Nubank ainda registrou lucro de US$ 58 milhões entre outubro e dezembro do ano passado.
Apesar do resultado dos últimos três meses do ano, a fintech terminou 2022 com prejuízo de US$ 9,1 milhões.
Já a carteira total de clientes do banco cresceu 62% em bases anuais, para US$ 11,3 bilhões, sendo US$ 9,3 bilhões em cartão de crédito e US$ 2 bilhões em empréstimos pessoais.
A receita média por usuário do banco, por sua vez, avançou 37% em relação ao mesmo período de 2021, para US$ 8,2.
A rentabilidade sobre o patrimônio líquido médio anualizado (ROE) no Brasil foi de 35% no trimestre, acima de rivais como Itaú (ITUB4), Bradesco (BBDC4) e Santander (SANB11).
O total de clientes do Nubank chegou a 74,6 milhões, alta de 38% em relação ao mesmo trimestre de 2021. O número de clientes ativos, por sua vez, cresceu 49% na mesma base de comparação, para 61,2 milhões.