Nubank (NUBR33) tem melhor experiência de "onboarding", diz pesquisa

Nubank teve o melhor processo de “onboarding” entre 23 bancos analisados pela plataforma idwall

O Nubank (NUBR33) tem o melhor processo de “onboarding” (cadastro digital de novos usuários) entre 23 bancos analisados pela plataforma de verificação de identidade, gestão de riscos e onboarding digital idwall. A lista foi calculada de acordo com desempenho em 13 dimensões atribuídas em três pilares do onboarding: experiência e eficácia; segurança percebida; e a vontade do usuário em permanecer.

O Nubank obteve nota 7,50, seguido por Bradesco (7,10), Will Bank (6,88), Modalmais (6,83), Bari (6,79), C6 (6,76), Pan (6,75), Superdigital (6,72), N26 (6,69), Inter (6,68), PagBank (6,67), Itaú (6,65), Next (6,56), Original (6,55), Neon (6,49), Sofisa (6,47), Paraná Banco (6,41), BTG (6,31), Bmg (6,30), Digio (6,14), Sicoob (6,10), Banco do Brasil (5,77) e Santander (5,58).

De acordo com a plataforma idwall, o onboarding mais demorado é o do BB, que leva 12 minutos e 43 segundos. O mais rápido é do PagBank, com 3 minutos e 25 segundos. Já o Bradesco requer a maior quantidade (23,5). O C6, por sua vez, exige menos campos para preencher (10,1).

O BB ficou em último lugar no critério “vontade de fazer parte dessa instituição”, com 40,0% dos participantes dizendo que o onboarding reduziu essa vontade e 47,5% se mostrando indiferentes. Já a comunicação do Santander durante o processo foi a pior, considerada nada ou pouco clara por 22,6% dos usuários.

Nos bancos digitais em geral, como o Nubank, 51,7% dos usuários disseram que a percepção geral em relação à instituição melhorou após o onboarding. Entre os bancos tradicionais, por sua vez, esse índice cai para 42,4%.

Nubank (NUBR33) oferece crédito consignado a servidores públicos

O Nubank (NUBR33) anunciou em 21 de março a ampliação de testes para a oferta de empréstimo consignado, o NuConsignado. Nesta primeira fase, uma parcela de clientes no Brasil que são servidores públicos federais poderão contratar o serviço diretamente pelo aplicativo do Nubank em fluxo 100% digitalizado.

De acordo com o banco, a ferramenta possibilita ao servidor simular o empréstimo com transparência das taxas e custo efetivo total (CET), além de poder contratá-lo sem participação de intermediários. O Nubank irá praticar taxas variadas de acordo com o perfil do cliente e os resultados do período de teste. Nesta modalidade de consignação, o valor da parcela do empréstimo contratado com o custo efetivo total (CET) é deduzido diretamente da folha de pagamento dos servidores públicos federais.

“Ao mesmo tempo que o empréstimo consignado é uma forma segura e mais vantajosa de acesso a crédito pela população, ele é marcado historicamente por uma jornada de dificuldades, com processos burocráticos, tarifas escondidas e diversos casos de práticas abusivas por parte de intermediários. Com o jeito Nubank, estamos dando o primeiro passo para transformar o mercado de consignação e facilitar a vida do cliente, desde a consideração pelo empréstimo, passando pelo gerenciamento dele, até a quitação das parcelas”, afirma Livia Chanes, líder das operações do Nubank no Brasil.

O período de testes do Nubank com o empréstimo consignado para servidores públicos federais deve perdurar ao longo deste primeiro semestre para então ampliar a disponibilidade do produto entre esse público.