O Nubank (NUBR33) ultrapassou os 80 milhões de clientes no Brasil em julho de 2023 e tomou o lugar do Banco do Brasil (BBAS3) como o quarto maior banco do país, segundo dados do BC (Banco Central).
Somados às operações no México e na Colômbia, a empresa já tem 85 milhões de clientes na América Latina. De acordo com a companhia, o número mais do que dobrou em dois anos, desde junho de 2021, quando o Nubank tinha uma base de 41 milhões.
Segundo os números do BC, os maiores bancos do país em números de clientes são: Caixa (150,4 milhões), Bradesco (104,5 milhões), Itaú (99,9 milhões), Nubank (77,7 milhões), Banco do Brasil (74,6 milhões) e Santander (64,4 milhões).
Em outubro de 2022, a empresa havia alcançado a quinta posição, subindo rapidamente no ranking em comparação com bancos mais antigos. O Nubank também se mantém entre as três instituições com menor índice de reclamações no país.
“O crescimento sucessivo da nossa base de clientes continua a reforçar a eficiência e o potencial do nosso modelo de negócios digital. Isso nos permite crescer em escala, fornecendo serviços financeiros de alta qualidade e baixo custo. Temos níveis sólidos de atividade, acima de 82%, e possibilidades crescentes de venda cruzada, que têm impulsionado as receitas da empresa. Continuamos investindo em crescimento, pois acreditamos que ainda há um enorme potencial para aumentar a participação de mercado em vários produtos”, diz David Vélez, fundador e CEO do Nubank.
Internacionalmente, a empresa agora atende a 4,5 milhões de clientes no México e na Colômbia. O México foi a primeira operação internacional do Nubank, e agora oferece cartões de crédito e débito, além de ter recentemente lançado uma conta digital. A Cuenta Nu atraiu mais de um milhão de pessoas apenas um mês após o seu lançamento oficial, oferecendo liquidez 24 horas por dia, 7 dias por semana, e uma das taxas de rendimento mais competitivas do mercado, 9% ao ano. A conta digital do Nubank no México permite acesso a depósitos locais e permite ainda mais oportunidades de crescimento, expandindo a base de clientes em um ritmo ainda mais rápido. O produto também permitirá que o Nubank tenha uma compreensão melhor de sua crescente base de clientes e, assim, melhore seus modelos de crédito, uma importante vantagem competitiva.
O lançamento de uma conta digital também está no roteiro de 2023 da empresa para a Colômbia – a localidade mais recente, mas de crescimento mais rápido do Nubank. Por enquanto, o Nu Colômbia oferece a Moradita, cartão de crédito sem taxas.
Nubank completa 10 anos com patrocínio ao Jornal Nacional
Em maio, na comemoração de 10 anos do Nubank, a co-fundadora da companhia Cristina Junqueira, anunciou que o banco digital seria o mais novo patrocinador do Jornal Nacional, noticiário no horário nobre da TV Globo.
Na ocasião, Cristina afirmou que a presença da fintech no horário nobre da televisão aberta era uma chancela de reconhecimento.
Nesse sentido, o movimento do banco digital visava chegar aos 100 milhões de clientes e alcançar a receita média mensal por cliente, hoje em US$ 8,6, para o nível dos “bancões”, de cerca de US$ 40.
“Chegar ao JN significa a maturidade da marca”, contou Cristina, enfatizando que o Nubank é a sétima marca mais valiosa do país pelo ranking Interbrand “com pouquíssimo investimento em marketing”.
De acordo com o CEO e fundador do Nubank, David Veléz, o desafio segue enorme, mas recordou que o período trouxe uma cultura que agregou uma economia de 248 bilhões de horas em filas de atendimento nos banco.