Nucoin, cripto do Nubank valoriza 2.000% e vira alvo de golpistas

O memo aconteceu com filme Barbie, PayPal e Threads, golpistas aproveitaram o hype em torno do ativo para criar novos tokens fake

A forte valorização do Nucoin, criptomoeda do banco digital Nubank (NUBR33), que acumulou cerca de 2.000% nos últimos dias, chamou a atenção de golpistas. Segundo a Token Sniffer, site que monitora o surgimento de criptos falsas do mercado, há pelo menos 20 ativos com nomes semelhantes, sendo que alguns foram criados nesta semana.

Dentro do mercado de criptomoedas, é uma prática comum que criminosos cibernéticos se aproveitem de assuntos em destaque para aplicar golpes. Esse padrão foi observado recentemente com a introdução da nova stablecoin do PayPal, chamada PayPal USD, que foi lançada no começo de agosto. Situações similares também ocorreram em julho, quando se tratou do filme Barbie e da plataforma social Threads da Meta, e o mesmo aconteceu com a Nucoin.

Desse modo, a verdadeira Nucoin roda na blockchain Polygon (MATIC), segundo o próprio Nubank. A maioria dos ativos digitais fake do banco digital, no entanto, foram criados na Binance Chain (BNB), a blockchain da exchange Binance

De acordo com análise do Token Sniffer, essas criptos falsas apresentam vários sinais de alerta, como possibilidade de ser um honeypot (tipo de golpe em que a pessoa compra um token, mas não consegue vendê-lo), falta de liquidez e falta de informações sobre os proprietários.

Nubank interrompe negociações de criptomoeda

O Nubank suspendeu temporariamente, durante o último fim de semana, as negociações da criptomoeda Nucoin, lançada em em março deste ano. Nas redes sociais, os clientes do banco reclamaram no último sábado (12) que o aplicativo da fintech interrompeu as funcionalidades de compra e venda logo após uma valorização inesperada do criptoativo, que disparou mais de 10 vezes.

Em nota, o Nubank informou que o problema foi ocasionado pela alta procura da Nucoin.

“Devido à alta demanda, o app do Nu apresentou uma breve instabilidade restrita à área de Nucoin, que já foi resolvida. Os clientes que aderiram ao programa já podem acessar a área normalmente”, escreveu a instituição financeira em nota.

Quando lançada em março deste ano, a Nucoin teve unidades distribuídas gratuitamente a clientes do banco que aderiram ao programa de fidelidade. Eles têm a opção de vendê-las por reais ou congelá-las para obter mais benefícios.

O movimento de alta da criptomoeda do Nubank coincidiu com as vésperas da estreia dos novos BDRs (recibos de ações) do banco, que passaram a ter novo código de negociação ROXO34 a partir desta segunda-feira (14).