As ações da Nvidia sofreram, na última terça-feira (3), uma queda acentuada de 9,5%, marcando o maior declínio diário no valor de mercado de uma empresa nos EUA. Esse movimento refletiu uma realização de lucros por parte dos investidores, que reduziram o entusiasmo em relação às perspectivas da inteligência artificial (IA).
Na sessão, a Nvidia viu uma redução de US$ 279 bilhões em seu valor de mercado, enquanto o índice PHLX de ações de chips caiu 7,75%, registrando a maior queda diária desde 2020.
O recente alvoroço em torno da inteligência artificial surge após a Nvidia ter divulgado, na quarta-feira passada, uma previsão trimestral que ficou aquém das elevadas expectativas dos investidores, as quais haviam impulsionado um crescimento vertiginoso das suas ações.
Outras ações de IA em queda
As ações da Intel recuaram cerca de 9% após a Reuters divulgar que o CEO da empresa, Pat Gelsinger, junto com os principais executivos, planeja anunciar um programa de redução de custos e uma reavaliação dos investimentos.
Nas últimas semanas, as preocupações com a demora na obtenção de retornos dos significativos investimentos em inteligência artificial têm afetado as empresas mais valiosas de Wall Street. As ações da Microsoft e da Alphabet, por exemplo, caíram após a divulgação dos resultados do segundo trimestre em julho.
Valor de mercado da Nvidia
No final de julho, o valor de mercado da Nvidia era quase três vezes maior do que no final de 2023. No entanto, as recentes perdas nas ações diminuíram a valorização acumulada deste ano para 118%.
A perda histórica da Nvidia na véspera superou a desvalorização de 232 bilhões de dólares enfrentada pela Meta em 3 de fevereiro de 2022, quando a empresa de mídia social divulgou uma previsão de desempenho decepcionante, conforme dados da Lseg.