Itaú: "cliente nos leva a uma modernização constante", diz CIO

No Febraban Tech 2023, Ricardo Guerra destacou os principais aspectos da modernização do Itaú

O CIO do Itaú Unibanco, Ricardo Guerra, que ministrou o painel “Modernização do Itaú Unibanco”, destacou  a importância da transformação, uma vez que o comportamento do ser humano muda constantemente. “A transformação é uma jornada longa que não acaba nunca”, afirmou no Febraban Tech 2023.

Nesse sentido, Guerra explicou que a necessidade de modernização do Itaú foi exclusivamente por conta do cliente. “O contexto que nos levou a modernizar a plataforma, sem dúvidas, foi o cliente”.

Sendo assim, o CIO do Itaú afirmou que a mudança de comportamento das pessoas se deve, principalmente, pela evolução tecnológica, com novos modelos de negócio que mudaram nosso comportamento. “Agora nos comunicamos por mensagens de texto, dirigimos com o Waze, temos acesso fácil a filmes e séries”, comentou Guerra. 

“Entendemos que se não nos adaptarmos nesse novo contexto, não vamos satisfazer as expectativas dos nossos clientes”, explicou Guerra. Desse modo, ele afirmou que havia uma necessidade de investir e entender a necessidade do cliente. 

Com esta transformação, o Itaú desenvolveu alguns pilares para se adaptar nesse contexto e agradar seu quadro de clientes. “Habilitar dentro do banco a capacidade de transformação; modernização da tecnologia para garantir a velocidade; garantir a experiência do cliente como um todo e saber investigar e resolver os problemas”, listou Guerra.

Por fim, os investimentos do Itaú para uma modernização da plataforma efetiva, giraram em torno da capacidade de transformação, experiência do cliente e a migração dos serviços. “Uma plataforma mais moderna permite o aumento da efetivação das entregas”, destacou.

Em relação aos resultados do Itaú após a modernização, Guerra destacou que observou uma série de benefícios para o banco, entre eles a agilidade, “nós estamos mais ágeis  e respondemos os clientes mais rapidamente, e após esse movimento, os incidentes que impactam os clientes foram praticamente eliminados”, finalizou.

Febraban Tech 2023

O Febraban Tech 2023 se iniciou na manhã desta terça-feira (27), em São Paulo. O BP Money está cobrindo a 33ª edição do evento, que tem como tema central “A bioeconomia e as oportunidades em uma sociedade digital”. 

O evento reúne lideranças dos setores financeiro, tecnológico, sustentável e de áreas interessadas em inovação, para debater temas atuais da economia digital. 

São mais de 100 painéis de conteúdo em nove auditórios/palcos divididos entre os dias 27 e 29 de junho.

 

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile