Mercado

Oi (OIBR3): credores votarão sobre recuperação judicial em março

Se não houver fórum na ocasião, outra AGC será convocada em 11 de março, às 11h

Oi (OIBR3) convocou uma assembleia geral de credores (AGC), em 5 de março, às 11h, para votar a deliberação sobre o plano de recuperação judicial da empresa, conforme divulgação da 7ª Vara Empresarial do Estado do Rio de Janeiro, feita na setxa-feira (16).

Se não houver fórum na ocasião, outra AGC será convocada em 11 de março, também às 11h.  Segundo a Reuters, tanta a primeira, quanto a potencial segunda reunião, estão previstas para ocorrer de forma presencial, conforme o comunicado da Oi (OIBR3). 

Oi (OIBR3) aprova nova versão do plano de recuperação judicial

O Conselho de Administração da Oi (OIBR3) aprovou, em 6 de fevereiro, a nova versão do plano de recuperação judicial da empresa e de suas subsidiárias, Portugal Telecom International Finance e Oi Brasil Holdings Coöperatief. O processo está em andamento na 7ª Vara Empresarial da Comarca da Capital do Estado do Rio de Janeiro.

Em março de 2023, a Oi entrou com o pedido de recuperação judicial pela segunda vez, com uma dívida total de R$ 44,3 bilhões. A primeira versão do plano de recuperação foi apresentada em maio, e a empresa tinha a expectativa de assinar um Acordo de Apoio à Reestruturação (RSA) com os credores até julho.

O processo tem como objetivo equilibrar o passivo financeiro e reestruturar os créditos concursais da Oi. Além das negociações com os credores, a empresa planeja captar recursos por meio de um empréstimo extraconcursal superprioritário, com um valor máximo de até US$ 650 milhões. A companhia está em negociação para firmar um compromisso firme relativo a esse montante.

Plano de RJ

Entre outras medidas, a Oi ressalta a possibilidade de alienação e oneração de ativos do ativo permanente (não circulante) das empresas em recuperação judicial, seja na forma de Unidades Produtivas Isoladas (UPIs) ou não. Isso inclui a realização de processos competitivos para a venda das UPIs ClientCo e V.tal, conforme definido na nova versão do plano de recuperação judicial.

A Oi (OIBR3) também planeja reestruturar os créditos dos fornecedores Take or Pay, alinhando-se com as negociações em andamento, especialmente com empresas de Torres e Satélites, visando alcançar um acordo de apoio ao plano de recuperação.