Payroll: EUA criam 311 mil empregos em fevereiro, acima do esperado

A expectativa, segundo o consenso Refinitiv, era de que o país norte-americano teria criado 205 mil vagas fora do setor agrícola

Os EUA criaram 311 mil vagas de trabalho fora do setor agrícola em fevereiro, acima do esperado, segundo os dados do payroll divulgado nesta sexta-feira (10) pelo Departamento do Trabalho. A taxa de desemprego ficou em 3,6% no mês, como informou o “Info Money”.

As expectativas do mercado, segundo o consenso Refinitiv, era de que o país norte-americano teria criado 205 mil vagas fora do setor agrícola no mês, o equivalente a uma taxa de desemprego de 3,4%

Em relação à taxa de participação da força de trabalho, ela foi pouco alterada, indo para 62,5% em fevereiro. Já a relação população-emprego manteve-se em 60,2%. Essas medidas mostraram pouca alteração desde o início de 2022 e permanecem abaixo dos níveis pré-pandêmicos de fevereiro de 2020 (63,3% e 61,1%, respectivamente).

Geração de emprego por setor

Segundo o Departamento do Trabalho, em fevereiro ocorreram ganhos notáveis de empregos em lazer e hospitalidade, comércio varejista, governo e assistência médica, como divulgou o “Info Money”. Nas áreas de informação e em transporte e armazenamento, mas o emprego diminuiu.

A área de lazer e hotelaria gerou 105 mil vagas, próximo da média mensal de 91 mil dos últimos seis meses. Serviços de alimentação e locais para beber adicionaram 70 mil postos de trabalho no mês, enquanto o emprego também continuou a subir em alojamento, abrindo mais de 14 mil vagas.

Ainda segundo o payroll, o emprego no comércio varejista aumentou em 50 mil em fevereiro, com destaque para as 39 mil vagas geradas no varejo de mercadorias. Já o emprego público aumentou em 46 mil nesse período, quase o mesmo que a média mensal de 44 mil nos últimos seis meses.

Em fevereiro, os ganhos médios por hora dos funcionários com folhas de pagamento privadas não agrícolas aumentaram em 8 centavos, ou 0,2%, para US$ 33,09. Nos últimos 12 meses, o salário médio por hora aumentou 4,6%.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile