Mercado

Pernambucanas anuncia saída de CEO e contrata ex-presidente do BB

Sérgio Borriello dá lugar a Marcelo Labuto no comando da varejista

A Pernambucanas anunciou nesta quarta-feira (4) que o CEO da companhia,  Sérgio Borriello, deixou o cargo. Em seu lugar entra Marcelo Labuto, que já foi diretor-executivo do Santander (SANB11), quando foi responsável pelas operações de varejo, e de presidente da BB Seguridade. 

Labuto foi alçado à presidência do Banco do Brasil (BBAS3) em novembro de 2018, ainda durante o governo de Michel Temer, em substituição a Paulo Caffarelli.

“O varejo é muito mais que compra e venda de produtos. É, principalmente, sobre pessoas e gestão. Marcelo Labuto tem ampla experiência em diferentes negócios, em diversos estágios de maturação, com o perfil de liderança de que precisamos nesse momento”, afirma, por meio de comunicado, o presidente do conselho de administração e acionista da Pernambucanas, Martin Mitteldorf.

Planos

A Pernambucanas foi fundada em 1908 e superou o número de 500 lojas e 12 mil empregados no fim do ano passado. Mesmo no período pós-pandemia, manteve a estratégia de abertura de unidades físicas entre 2020 e 2022. Com isso, a empresa voltou a ter lojas no Rio de Janeiro e Espírito Santo e abriu pontos no Nordeste, incluindo na Bahia, Sergipe e Pernambuco. Neste último Estado, a rede não estava mais presente, apesar de seu nome e de ter sua origem na região.

Neste ano, os investimentos em lojas diminuíram, num momento de crédito escasso para o setor, e ficaram mais concentrados em tecnologia.

Um dos focos estratégicos do agora ex-CEO Sérgio Borriello, que ocupou o cargo nos últimos sete anos, foi ampliar a digitalização da empresa. Atualmente, em torno de 20% das vendas envolvem alguma interação com o digital.

Entre as missões do novo executivo, estão o crescimento em algumas regiões de expansão recente da empresa, com um aprimoramento logístico, e a ampliação dos negócios do seu braço financeiro, a Pefisa.

A Pernambucanas também planeja explorar um momento de possível melhora das expectativas de consumo com a queda da Selic. Em 2023, a expectativa é de crescimento em torno de 5% para a rede, faturando em torno dos R$ 5 bilhões. O varejo nacional acumulou alta de 1,3% em vendas no primeiro semestre de 2023, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“A Pernambucanas é uma empresa com grande potencial para criar produtos e serviços, inclusive financeiros, e utilizar diferentes canais de distribuição. Vamos dar muita atenção às oportunidades que estão surgindo e à expansão da companhia para mantermos o protagonismo no varejo brasileiro”, diz Labuto, em comunicado.

O executivo também tem experiência em abertura de capital, tendo conduzido o processo da BB Seguridade, um caminho que também vinha sendo buscado pela Pernambucanas antes da pandemia. Com a crise econômica, a varejista adiou esses planos, e não tem buscado, segundo pessoas próximas da gestão, novas formas de financiamento, no momento.

Com informações do Broadcast/Estadão.

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