Mercado

Petrobras (PETR3) e BNDES iniciam estudos para fundo de apoio a tecnologia

O fundo, que ainda não tem valores definidos, será um corporate venture capital constituído de acordo com as normas da Comissão de Valores Mobiliários

A Petrobras (PETR3; PETR4) está colaborando com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para realizar estudos visando a estruturação de um fundo destinado a apoiar micro, pequenas e médias empresas de tecnologia. Este fundo, ainda sem valores definidos, será um corporate venture capital (CVC) estabelecido de acordo com as regulamentações da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Serão avaliadas empresas que estejam relacionadas à transição energética e que estejam alinhadas com as estratégias de longo prazo da Petrobras e do BNDES, conforme mencionado em comunicado.

De acordo com o comunicado, as empresas explicam que o gestor do fundo será selecionado por meio de um edital público. Ele terá independência para tomar decisões e realizar investimentos, além de possuir autoridade para representar o fundo. A estratégia de investimento abrangerá negócios inovadores relacionados a energias renováveis e de baixo carbono, visando impulsionar o posicionamento da Petrobras na transição energética.

A parceria entre a petroleira e o BNDES é decorrente do acordo de cooperação firmado entre as duas estatais em junho de 2023, o qual estabeleceu a criação de uma comissão mista. Este acordo possui uma duração prevista de quatro anos.

“A estruturação da governança do CVC e os valores a serem aportados ainda serão submetidos às instâncias internas de aprovação da Petrobras e do BNDES. Os objetivos de ambos os parceiros são originação de negócios, desenvolvimento de fornecedores e mercados, inteligência tecnológica e remuneração do capital.”

A Petrobras planeja investir um total de US$ 100 milhões ao longo de cinco anos em sua estratégia de investimentos em CVC, conforme delineado no plano estratégico para o período de 2024 a 2028.