O presidente da Petrobras (PETR3; PETR4), Jean Paul Prates, afirmou em entrevista a jornalistas nesta quinta-feira (18), após um evento no Rio de Janeiro, que a avaliação da distribuição de dividendos extraordinários da petroleira não está agendada para a próxima reunião do conselho de administração da empresa.
De acordo com fontes consultadas pela Reuters, o colegiado terá uma reunião na sexta-feira (19).
A declaração do CEO da Petrobras confirma uma reportagem da Reuters, publicada no dia anterior com base em fontes familiarizadas com o assunto, que afirmava que a questão sobre o pagamento de dividendos extraordinários não estava na pauta do encontro.
Dividendos Petrobras (PETR4): conselheiro apoia 100% da distribuição
O advogado e economista Francisco Petros, conselheiro da Petrobras (PETR4), se disse a favor da distribuição de 100% dos dividendos extraordinários da empresa e falou em “caixa exagerado” ao final de 2023. A entrevista foi concedida ao Valor Econômico.
De acordo com Petros, a distribuição total dos dividendos não imporia nenhum risco aos investimentos da estatal e é a melhor alternativa levando em conta os interesses e objetivos da companhia.
“Sou favorável a 100% da distribuição porque acho que o tamanho do caixa da Petrobras no fim de 2023 é exagerado e pode ser causa de ineficiência de gestão financeira. Distribuir 100% não imporia nenhum risco sobre os investimentos”, disse Francisco Petros.
Ainda segundo o conselheiro da estatal, é esperado que a questão dos dividendos seja resolvida na assembléia do dia 25 de abril.