O presidente da Petrobras (PETR3; PETR4), Jean Paul Prates, ironizou os boatos sobre sua possível demissão, que ganharam força antes de uma reunião liderada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília na semana passada.
“Trabalho intenso o dia todo em Houston com mais de 15 reuniões por dia, sem olhar o telefone, e agora soube que já andaram me “derrubando” no Brasil isso só me assegura que estou no caminho certo. Faz parte!”, disse Prates, que retorna ao Brasil na próxima sexta-feira (22).
Nesta semana, Prates está participando da CeraWeek, a maior feira global do setor de petróleo e gás natural, que está ocorrendo em Houston, nos EUA.
Rumores da saída de Prates
Os rumores sobre a demissão de Prates, que foram desmentidos pela Petrobras, surgiram na semana passada antes de uma reunião com o presidente Lula, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
O conflito central gira em torno dos embates entre Prates e Silveira, que vêm ocorrendo desde que o executivo assumiu o cargo.
Durante a reunião com Lula, ficou acordado que uma das cadeiras do Conselho de Administração seria preenchida por uma indicação da Fazenda, o que, na prática, fortalece a posição de Prates na empresa.
O nome proposto é o do secretário executivo adjunto do Ministério da Fazenda, Rafael Dubeux, porém ainda não foi confirmado oficialmente.
Petrobras (PETR4) paga 2ª parcela de dividendos; veja o valor por ação
A Petrobras (PETR4) paga, nesta quarta-feira (20), a segunda parcela dos R$ 17,5 bilhões de dividendos referentes ao terceiro trimestre de 2023.
O valor bruto a ser distribuído por ação ordinária e preferencial é de R$ 0,68. Acionistas na base da companhia até 21 de novembro de 2023 terão direito ao provento.