A Petrobras (PETR3; PETR4) anunciou que assinou aditivos aos Termos de Compromisso de Cessação (TCC) relacionados ao refino e ao gás com o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), conforme comunicado ao mercado.
A renegociação dos TCCs com o Cade, aprovada pelo tribunal do órgão em maio, desobriga a Petrobras a continuar com a venda de refinarias e de sua participação na transportadora de gás TBG.
Em maio, a Petrobras apresentou ao Cade uma proposta de revisão dos compromissos firmados em 2019, durante o governo Jair Bolsonaro, que exigiam que a estatal realizasse desinvestimentos para aumentar a concorrência nos mercados de gás e refino.
Petrobras (PETR4): BB recomenda compra para ações da petroleira
O BB Investimentos recomendou a compra das ações preferenciais da Petrobras (PETR3; PETR4) como parte de uma estratégia de swing trade, conforme relatório divulgado aos clientes e ao mercado nesta segunda-feira (1).
Segundo os analistas Rafael Reis e William Bertan, a recomendação se baseia na perspectiva de uma tendência de alta identificada pelo algoritmo, com um preço-alvo de até 1% acima do preço de abertura.
“A Estratégia Swing Trade é destinada a investidores que buscam oportunidades de rentabilidades mais elevadas, mas que também estejam dispostos a correr um pouco mais de risco no mercado de ações”, aponta o BB Investimentos.
A estratégia utiliza algoritmos desenvolvidos pela equipe de Research do BB Investimentos, que monitoram tendências com ênfase em operações de curto e médio prazo. O sistema é fundamentado na utilização combinada de médias móveis.
“Os momentos de sinalização de operação acontecem quando a média curta (informações de curto prazo) cruza a média longa (informações de médio prazo)”, concluem os analistas.
BofA eleva papel para compra visando proteção
Os analistas do BofA (Bank of America) elevaram a recomendação para as ações ordinárias e preferenciais da Petrobras (PETR4) de “neutra” para “compra”, com preço-alvo de R$ 47, no caso da PETR4. Sendo assim, há um potencial de alta de 27% diante do fechamento de quarta-feira (26).
Segundo a equipe do banco, os papéis da Petrobras são “uma proteção em meio aos problemas fiscais do Brasil”.
“Com a poeira baixando após a substituição do CEO da empresa, ocorreram desenvolvimentos importantes na Petrobras que ajudaram a acalmar as preocupações sobre governança corporativa, preços de combustíveis, dividendos, entre outros”, afirmaram.