A Petrobras (PETR4) informou, na última sexta-feira (16), que arrematou três blocos de exploração de petróleo em um leilão da Agência Nacional do Petróleo (ANP). A operação está em linha com a estratégia da companhia de explorar águas profundas e ultraprofundas.
“A participação está alinhada à estratégia de longo prazo da companhia e fortalece o perfil da Petrobras de principal operadora de campos de petróleo localizados em águas profundas e ultraprofundas”, informou a Petrobras em comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
A Petrobras pagará um bônus de R$ 729 milhões para explorar o bloco Sudoeste do Sagitário, localizado na Bacia de Santos, e os conjuntos de Água Marinha e Norte da Brava, em Campos.
A exploração do bloco Sudoeste de Sagitário será em parceria com a Shell Brasil. Neste caso, a Petrobras será a operadora, com participação majoritária de 60% e a Shell Brasil com 40%.
O bloco Norte da Brava foi o único adquirido de forma integral pela petroleira estatal. No conjunto Água Marinha, o consórcio para aquisição reuniu Total Energies EP, Petronas e QatarEnergy. Petrobras é a operadora com 30%. Total Energies EP também ficou com 30%, enquanto Petronas e QatarEnergy ficaram com 20%, respectivamente.
Petrobras perde “uma Ambev” em valor desde outubro
Do dia 21 de outubro até a última quarta-feira (14), a Petrobras (PETR3;PETR4) perdeu quase uma Ambev (ABEV3) em valor de mercado. A informação é de um levantamento feito pelo TradeMap. Em números, a petroleira perdeu, no período, R$ 219,6 bilhões.