Petrobras (PETR4) nega fim do desinvestimento do Polo Bahia Terra

Petrobras informou que o processo de desinvestimento do Polo Bahia Terra não está suspenso

A Petrobras (PETR3;PETR4) informou nesta quinta-feira (05) que o processo de desinvestimento do Polo Bahia Terra está na fase de negociação com o consórcio Petrorecôncavo e Eneva e que, logo, não foi suspenso.

No meio de dezembro de 2022, a petroleira anunciou que paralisaria a operação de 37 instalações terrestres de produção de petróleo e gás no polo Bahia Terra, após auditoria feita pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).

Nesta quinta-feira, as ações da Petrobras avançaram. O papel PETR3 subiu 3,28%, cotado a R$ 27,09, enquanto a ação PETR4 valorizou 3,69%, cotada a R$ 23,90.

Petrobras (PETR4) deve ser a maior pagadora de dividendos da B3 

A Petrobras (PETR3;PETR4) deve ser a maior pagadora de dividendos da B3 neste ano, segundo estudo anual da Economatica sobre as ações que podem ser boas pagadoras de proventos em 2023.

De acordo com o levantamento, caso o lucro da estatal de 2022 seja maior em comparação com 2021 e ela mantenha a atual política de distribuição de lucro, o dividend yield potencial (rendimento de dividendos) é de 68,32% para as ações preferenciais e de 59,70% para as ordinárias.

“Porém, a mediana da empresa é bastante inferior a isso (entre 1,97% e 5,59%) e os atuais presidentes do Brasil e da empresa falam em reduzir os dividendos”, afirmou a Economatica, no relatório.

Segundo o estudo, para 2023, 22 ações têm yield projetado acima de 5,45%, que é a inflação (IPCA) estimada pelo Banco Central do Brasil para o ano. Com relação à Selic, de 13,75% no início de 2023, apenas três ações têm yield superior a isso: os papéis ordinário e preferencial da Petrobras e os da Marfrig (25,83%).

Petrobras (PETR4): Lula confirma Jean Paul Prates na presidência

O senador Jean Paul Prates (PT-RN) é o novo CEO da Petrobras (PETR3;PETR4). A informação foi confirmada na tarde da última sexta-feira (30) por Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O presidente eleito fez uma postagem nas redes sociais.

“Gostaria de anunciar a indicação do Jean Paul Prates para a presidência da Petrobras. Advogado, economista e um especialista no setor de energia, para conduzir a empresa para um grande futuro”, disse o petista, que ainda postou uma foto ao lado de Prates celebrando a nomeação.