Após o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciar na quarta-feira (03) uma rodada de tarifas que prometem sacudir a economia mundial, os contratos futuros de petróleo e cobre operam em baixa nesta quinta-feira (03). Às 7h51 (horário de Brasília) o barril de petróleo WTI (referência na precificação) caia 3,30%.
O Brasil foi considerado vencedor nesse processo, taxado em 10% pelos norte-americanos, o foi efeito considerado limitado na visão de analistas. Contudo, o cenário global pode pressionar o BC (Banco Central) a segurar os juros por mais tempo.
Ainda no cenário nacional, exportadores do agronegócio e setores que concorrem diretamente com os EUA, como siderurgia e biocombustíveis, podem ganhar vantagem no mercado internacional. O reposicionamento das cadeias produtivas é visto como uma oportunidade para o país, segundo Andre Valério, economista do banco Inter.
“A reação do mercado aponta que a percepção predominante é de que as tarifas colocarão a economia americana em direção à recessão” alerta o especialista em entrevista ao portal Einvestidor, do ‘Estadão’.
Petróleo Brent registra maior baixa
As tarifas foram caracterizadas como mais agressivas do que o esperado pelo mercado, com China e União Europeia, principais parceiros comerciais dos EUA, prometendo retaliação. O impacto tem previsão de ser sentido no consumo da população nos blocos econômicos.
Os índices futuros do petróleo Brent caíram abaixo de 103 pontos nesta quinta-feira (03), com preços negociados a US$ 73, menor marca desde outubro do ano passado.
A soja registrava a maior queda desde janeiro devido a preocupações de que as safras americanas sofrerão com medidas retaliatórias, e o algodão despencou. O gás de referência europeu, o TFT (Title Transfer Facility, da sigla em inglês) atingiu expressiva baixa em três semanas, e o cobre caia a -3% na CME (Chicago Mercantile Exchange).
“Supondo que as taxas permaneçam, o que é uma grande suposição, elas pesarão sobre o crescimento econômico global e serão inflacionários”, disse Pierre Andurand, que administra o fundo de hedge Andurand Capital. As informações são da Bloomblerg.