Combustíveis

Petróleo: estoques dos EUA diminuem 2,5 mi de barris na semana

Com 457,1 milhões de barris, os estoques totais estão cerca de 4% abaixo da média de cinco anos para esta época do ano

Plataforma de petróleo
Foto: Pixabay

Os estoques brutos de petróleo dos EUA – excluindo os da Reserva Estratégica do país – caíram 2,5 milhões de barris na semana encerrada em 14 de junho, informou o DoE (Departamento de Energia) nesta quinta-feira (20).

Com 457,1 milhões de barris, os estoques totais estão cerca de 4% abaixo da média de cinco anos para esta época do ano.

As importações de petróleo bruto dos EUA foram em média 7,1 milhões de barris por dia na semana passada, diminuindo 1,3 milhão de barris por dia em relação à semana anterior.

Nas últimas quatro semanas, as importações de petróleo bruto atingiram em média cerca de 7,3 milhões de barris por dia, 11,6% mais do que no mesmo período de quatro semanas do ano passado.

As importações totais de gasolina para motores (incluindo gasolina acabada e componentes de mistura de gasolina) foram em média 1 milhão de barris por dia, e as importações de combustível destilado foram em média 150 mil barris por dia.

Segundo o relatório, os estoques totais de gasolina para motores caíram 2,3 milhões de barris em relação à semana passada e estão cerca de 1% abaixo da média de cinco anos para esta época do ano.

Os estoques de combustíveis destilados diminuíram 1,7 milhão de barris na semana passada e estão cerca de 8% abaixo da média de cinco anos para esta época do ano.

As refinarias operaram na semana com 93,5% de sua capacidade. A produção de gasolina aumentou, atingindo uma média de 10,2 milhões de barris por dia. A produção de combustíveis destilados, por sua vez, diminuiu, para uma média de 4,8 milhões de barris por dia.

Opep mantém previsão de aumento da demanda de petróleo em 2024

Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), comunicou ao mercado, nesta terça-feira (11), que decidiu manter sua previsão de um crescimento relativamente robusto na demanda global de petróleo para 2024, mesmo com o uso abaixo das expectativas no primeiro trimestre (1T24).

A organização indicou que o consumo será sustentado no segundo semestre do ano, impulsionado pelo aumento das viagens e do turismo.

Em seu relatório mensal, a Opep afirmou que a demanda mundial de petróleo aumentará em 2,25 milhões de barris por dia (bpd) em 2024 e em 1,85 milhão de bpd em 2025. Ambas as previsões permaneceram inalteradas em relação ao mês anterior.