Comparado a 2022

Petróleo: exportações brasileiras no 1TRI24 cresceram 39,4%

O crescimento da produção e a expansão da commodity brasileira na Europa, devido à guerra entre Rússia e Ucrânia, explicam alta

Petróleo
Foto: Agência Petrobras

As exportações de petróleo do Brasil tiveram alta de 39,4% no primeiro trimestre de 2024, em comparação ao mesmo período de 2022. O crescimento foi puxado, principalmente, pela América do Norte (+152%), China (+54%) e União Europeia (+40%).

O petróleo exportado alcançou a média de 1,788 milhão de barris por dia no 1TRI24, conforme dados levantados pela FGV Energia a pedido do Valor Econômico. O volume representa cerca de 52% da produção nacional do período.

O crescimento é impulsionado pela maior produção de petróleo, que saiu de um patamar de 2,9 milhões de barris por dia nos primeiros três meses de 2022 para 3,4 milhões de b/d em igual período de 2024.

Além disso, a proibição da entrada da commodity russa na Europa e EUA, devido à guerra entre Rússia e Ucrânia, fez crescer a relevância do petróleo brasileiro.

Embora o óleo russo tenha ampliado seu mercado na China, o país asiático segue sendo o principal destino das exportações da commodity,  com participação de 46% no primeiro trimestre deste ano.

Rússia: refinaria de petróleo no sul do país é atingida

Uma enxurrada de drones invadiu o sul da Rússia no domingo (19), forçando uma pequena refinaria independente em Krasnodar a interromper suas atividades. Enquanto isso, as forças do Kremlin atacaram um subúrbio ao norte de Kharkiv, na Ucrânia.

O ataque russo a Kharkiv levou ao falecimento de pelo menos cinco pessoas. Além disso, 16 pessoas, próximas à cidade de Mala Danylivka, ficaram feridas. O governador regional, Oleh Synyehubov, disse, segundo o “Broadcast”, que um míssil russo Iskander atingiu um alvo “civil” na manhã de domingo.

No Vaticano, o Papa Francisco condenou o novo ataque contra a cidade de Kharkiv.

“O meu pensamento dirige-se, em particular, à cidade de Kharkiv, que sofreu um ataque há dois dias. Pensemos na Terra Santa, na Palestina, em Israel; pensemos em tantos lugares onde há guerras”, declarou o Pontífice, de acordo com o “Uol”.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile