ANP

Petróleo: produção brasileira deve subir pela 1ª vez em 6 meses

A ANP não citou quais fatores que causaram as quedas consecutivas anteriormente não estão mais presentes; dados devem ser divulgados em julho

Petróleo
Foto: Freepik

A produção de petróleo e gás natural no Brasil em maio indicam um aumento de volumes em comparação ao mês de abril, interrompendo uma série de cinco quedas mensais consecutivas, indicou a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) à Reuters.

A sequência de recuos mensais, segundo a agência, ocorreu diante de interdição de unidades de produção, paradas programadas e não programadas e problemas operacionais.

Petroleiras também têm alegado impactos de uma greve no Ibama, mas a ANP afirmou não ter dados para fornecer sobre o tema no momento.

“Em que pese tais eventos, ainda que tenha havido queda relativa na produção por cinco meses consecutivos, a produção referente ao período mencionado (dez/23-abr/24) ainda é superior à produção no mesmo período no ano anterior, indicando um possível aumento na produção anual de petróleo e gás natural no país”, disse em nota.

A ANP não explicou por que a produção vai subir em maio, sem citar quais fatores que causaram a queda consecutiva anteriormente não estão mais presentes. Os dados completos do mês devem ser publicados pela agência no início de julho.

Petróleo: estoques dos EUA diminuem 2,5 mi de barris na semana

Os estoques brutos de petróleo dos EUA – excluindo os da Reserva Estratégica do país – caíram 2,5 milhões de barris na semana encerrada em 14 de junho, informou o DoE (Departamento de Energia) nesta quinta-feira (20).

Com 457,1 milhões de barris, os estoques totais estão cerca de 4% abaixo da média de cinco anos para esta época do ano.

As importações de petróleo bruto dos EUA foram em média 7,1 milhões de barris por dia na semana passada, diminuindo 1,3 milhão de barris por dia em relação à semana anterior.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile