commodities

Petróleo sobe por riscos relacionados à oferta e guerra comercial

“O maior vento contrário para o petróleo no momento são as preocupações com as tarifas, e elas podem desacelerar a demanda”, diz analista

Brava Energia
Petróleo / Foto: Freepik

Os preços do petróleo fecharam em alta nesta quinta-feira (27), com os investidores avaliando um aperto na oferta da commodity, juntamente com as novas tarifas dos EUA e seus possíveis efeitos sobre a economia global.

Os contratos futuros do petróleo tipo Brent avançaram 0,3%, a US$ 74,03 por barril, enquanto os contratos futuros do WTI, referência dos EUA, subiram 0,39%, a US$ 69,92.

Na última quarta-feira (26), os preços do petróleo já haviam registrado alta de cerca de 1%, atingindo o maior valor desde fevereiro.

Os participantes do mercado seguem atentos à escalada dos riscos da guerra comercial. O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou na quarta-feira sua intenção de implementar tarifas de 25% sobre carros e caminhões leves importados a partir da próxima semana, enquanto as tarifas sobre autopeças entrarão em vigor em 3 de maio.

“O maior vento contrário para o petróleo no momento são as preocupações com as tarifas, e elas podem desacelerar a demanda”, afirmou Phil Flynn, analista sênior do Price Futures Group, de acordo com o InfoMoney.

Trump: EUA vão tarifar países que compram petróleo da Venezuela

O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira (24), que qualquer país que compre petróleo ou gás da Venezuela pagará uma tarifa de 25% sobre as negociações feitas com os americanos. A afirmação foi feita em sua rede social ‘Truth’, e a tarifa secundária entrará em vigor em dois de abril.

Trump afirmou que a Venezuela enviou milhares de criminosos ao país do republicano e que o governo latino-americano tem sido hostil aos EUA e às liberdades defendidas pelo mesmo. A ameaça, semelhante a uma sanção econômica sobre o petróleo, afeta particularmente a China, uma grande compradora de petróleo do país sul-americano.

“Qualquer país que compre petróleo e/ou gás da Venezuela será forçado a pagar uma tarifa de 25% aos Estados Unidos em qualquer comércio que fizer com nosso país. Toda a documentação será assinada e registrada, e a tarifa entrará em vigor em 2 de abril de 2025, dia da libertação na américa”, escreveu Trump.