Mercado

PNAD, reforma, ata do Fomc: confira agenda da semana

Ao longo da semana serão divulgados dados relevantes para o mercado, tanto no Brasil quanto no exterior.

A semana passada marcou o fim da temporada de balanços financeiros do terceiro trimestre no Brasil. Os resultados vieram, em sua maioria, em linha com o que o mercado esperava, portanto, sem nenhuma surpresa muito relevante.

Uma das poucas exceções veio da Magazine Luiza (MGLU3), que alegou erro contábil que interferiu no seu desempenho durante o período.

Apesar do feriado do Dia da Consciência Negra em São Paulo, nesta segunda-feira (20), o Ibovespa terá funcionamento normal. Além disso, ao longo da semana serão divulgados dados relevantes para o mercado, tanto no Brasil quanto no exterior.

A semana se inicia com a divulgação da arrecadação de impostos de outubro pela Receita Federal. Na terça (21), será divulgada a sondagem industrial pela CNI. No dia seguinte, a PNAD Contínua do 3T23 será apresentada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), assim como os dados do BC (Banco Central) sobre o fluxo cambial semanal.

Na quinta (23), a FGV (Fundação Getúlio Vargas) apresentará os dados de IPC-S e mais uma sondagem da CNI será conhecida, desta vez sobre a indústria de construção. A semana será encerrada com a sondagem do consumidor divulgada pela FGV.

Também existe expectativa em relação ao prosseguimento de pautas econômicas no Congresso Nacional. A Câmara dos Deputados pode finalizar a votação da reforma tributária nos próximos dias.

Já no Senado, os parlamentares da Casa devem seguir nas discussões sobre a proposta de alteração da tributação de fundos offshore e exclusivos.

Exterior

Nos EUA a semana será mais curta devido ao feriado de Ação de Graças na quinta (23), porém serão realizados anúncios importantes para o mercado.

Na segunda (20), haverá o Conference Board, com indicadores de outubro. A estimativa LSEG é que haja recuo de 0,3% no mês a mês. Na terça, o FED (Federal Reserve) apresenta o índice de atividade nacional (CFNAI), de outubro, e será divulgada a ata do FOMC, grande destaque da semana.

Na quarta, haverá apresentação do índice de confiança da Universidade de Michigan, de novembro, com projeção LSEG de 60,7 e os números de pedidos semanais de auxílio desemprego também serão conhecidos.

Por fim, na sexta, o índice PMI composto preliminar será apresentado.

A semana ainda será marcada pela divulgação de resultados corporativos. Nos próximos dias, nomes de tecnologia como NVIDIA, Zoom, HP e Autodesk reportarão seus resultados. A maioria dos balanços das maiores corporações será publicada nos dias 21 e 22.

Na Europa, o PMI composto será o destaque da semana para países da Zona do Euro. Na quinta, Alemanha, Reino Unido e o próprio bloco europeu apresentarão seus PMI S&P Global compostos preliminares de novembro.

Além disso, a Zona do Euro também apresentará, na quarta, seus dados de confiança do consumidor, de novembro. A Alemanha, por sua vez, trará no dia 23 seus números do Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre, bem como a pesquisa de sentimento econômico do país.

Não há expectativa, na agenda desta semana, de maiores divulgações nos mercados asiáticos.