Mercado de luxo

Porsche: lucro cai 30% e tem pior resultado desde IPO

As vendas fracas na China, mercado que corresponde a mais de um quinto do total, foi um dos fatores que explicam a queda

Foto: Unsplash
Foto: Unsplash

A Porsche apresentou queda de 30% no lucro operacional no primeiro trimestre de 2024, o pior resultado desde a estreia na Bolsa, em 2022, segundo informou a Volkswagen nesta sexta-feira (26). O resultado foi de € 1,28 bilhão (US$ 1,4 bilhão).

As vendas fracas na China, diante da crise imobiliária e economia em desaceleração, foi um dos fatores que explicam a queda.

As entregas no primeiro trimestre no maior mercado da Porsche caíram 24%, para 16.340 veículos, com a China respondendo por pouco mais de um quinto das vendas totais.

Lutz Meschke, CFO da marca, diz esperar “alguma recuperação” no páis asiático durante o segundo semestre.

Além disso, gastos com desenvolvimento dos novos modelos, como o Macan elétrico e o 911, pesaram nos resultados da Porsche.

Volkswagen: no Brasil, CEO anuncia investimento de R$ 16 bilhões

O CEO da Volkswagen no Brasil, Ciro Possobom, revelou, nesta sexta-feira (2), planos de investir R$ 16 bilhões e lançar 16 novos veículos no mercado até 2028. As declarações foram feitas durante uma cerimônia na fábrica da montadora em São Bernardo do Campo, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Aos R$ 7 bilhões já anunciados até 2026, vamos adicionar R$ 9 bilhões aqui no Brasil”, declarou o executivo. “É o maior investimento pós-pandemia de uma montadora no país”, disse ele. Segundo Possobom, a marca é a que mais “cresce, acredita e investe no Brasil”.

Possobom explicou que os novos modelos a serem introduzidos incluirão opções flex, híbridas e 100% elétricas. O executivo expressou agradecimento ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e também fez menção aos sindicalistas, uma base tradicional de apoio a Lula.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile