Mercado

Porto (PSSA3) cria empresa de serviços

No empresa é especializada na prestação de assistências variadas aos consumidores

A Porto (PSSA3) lançou neste final de ano a Porto Serviço, especializada na prestação de assistências variadas aos consumidores. A nova empresa do conglomerado, nasce com mil funcionários, 13 mil prestadores de serviços e deve buscar negócios fora do universo do grupo.

A nova empresa foi criada a partir de uma cisão dos negócios da seguradora. As assistências começaram a ser oferecidas pela Porto junto aos seguros automotivo e residencial, e ao longo do tempo, foram ganhando importância. No mercado, tem sido comum a oferta de pacotes de assistência independentes de apólices de seguro. As informações são do Braodcast / Estadão.

“As pessoas estão sempre atarefadas, então precisam da prestação de serviços. Por outro lado, é um segmento extremamente pulverizado”, afirmou ao Broadcast o CEO da Porto Serviço, Lene Araújo.

Além da seguradora e da empresa de serviços, o grupo tem um banco digital, o Porto Bank, e uma operadora de saúde, a Porto Saúde.

Os produtos são distribuídos em três modelos: serviços direto ao consumidor, para empresas e para o consumidor por meio de acordos com outras empresas. O maior cliente hoje é a própria Porto Seguro, mas a ideia é conquistar mais clientes externos nos próximos anos.

Mesmo antes de ser oficialmente lançada, a Porto Serviço foi às compras. A companhia adquiriu a CDF, que oferece serviços de assistência por canais digitais, e mais recentemente, a Unigás, que atende a cerca de 90 mil clientes na região de Campinas (SP) com instalação e manutenção de sistemas de gás natural e liquefeito.

Porto lucra R$ 621,1 milhões no 3T23

Em novembro, a Porto divulgou seu balanço do terceiro trimestre de 2023. A companhia reportou lucro líquido de R$ 621,1 milhões, alta de 127,7% na comparação anual.

O prêmio ganho total da companhia foi de R$ 6,432 bilhões, alta de 23,7% no comparativo anual. Na área de seguros, a emissão de prêmios foi de R$ 5 bilhões, crescimento de 14% na base anual, com alta de 5,1% no número de contratos ativos, para 13,7 milhões.

A sinistralidade do seguro automotivo da Porto caiu 12,4 pontos porcentuais em um ano, para 51,3%. Segundo a seguradora, a queda é explicada pelo aperfeiçoamento nos modelos de subscrição e pelas adequações de tarifas realizadas.

No terceiro trimestre, o resultado da Vertical Porto Seguro somou R$ 566,4 milhões, quase três vezes maior do que no mesmo período do ano anterior, enquanto o ROAE alcançou 46,5%.

Na Porto Saúde, a receita avançou 38,5% em um ano. Já a sinistralidade melhorou 8,7 p.p. em comparação ao mesmo trimestre de 2022.

Entre julho e setembro, o resultado financeiro líquido foi positivo em R$ 187,2 milhões, uma elevação anual de 28,8%.

As despesas administrativas, por sua vez, da Porto totalizaram R$ 935,6 milhões no período, alta de 1,6% na comparação anual.